Retrospectiva 2024: relembre a programação cultural do IMPA Tech

Autor(a):

30/12/2024

As atividades culturais foram pontos marcantes para os estudantes da graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação ao longo de 2024. Para alguns deles, os momentos de lazer e diversão também foram oportunidades de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história do Rio de Janeiro. Além disso, as excursões possibilitaram um intercâmbio cultural entre os próprios alunos, já que a turma é composta por pessoas das cinco regiões brasileiras. Relembre as atividades principais:

Parque Lage – abril/2024

Organizada pela professora de Habilidades Linguísticas, Cilene Rodrigues, a visita ao Parque Lage foi o primeiro encontro externo do ano. Aos pés da Floresta da Tijuca, no Jardim Botânico, os alunos foram apresentados à pesquisa da professora sobre a vocalização dos primatas, que busca compreender a gramática humana a partir dos sistemas mais simples, como a linguagem dos macacos.

Tombado pelo Iphan como patrimônio histórico e paisagístico, o Parque Lage foi um engenho de açúcar durante o Brasil colonial. Atualmente, no palácio funciona a Escola de Artes Visuais. Durante a visita, os estudantes conferiram vestígios da história do país e da flora e flora locais e se conheceram melhor fora da sala de aula.

PlanetáRio – maio/2024

Localizado na Gávea, o PlanetáRio abriga a cúpula Carl Sagan, a maior da América Latina, onde os universitários tiveram uma experiência imersiva de observação do céu. Com sessões audiovisuais e projeções no teto, foi possível identificar constelações e suas estrelas. Durante a visita, também foi possível conhecer o Museu do Universo, espaço com diversos experimentos interativos e exposições, como a Nave Escola, que aborda curiosidades sobre a formação do universo e dos planetas da Via Láctea.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, acompanhou os estudantes na visita guiada e reforçou a importância da formação interdisciplinar, que é um dos pilares da graduação. “No IMPA Tech queremos dar uma formação ampla e abrangente aos nossos estudantes, indo muito além da matemática e do conteúdo pragmático. Uma visita como essa faz parte dessa complementação de formação, e será certamente seguida de outras atividades, de modo que, ao final da graduação, os jovens tenham uma formação cidadã, completa e aprofundada”, afirmou.

Visitas ao teatro – junho e novembro/2024

Em junho, os alunos assistiram a uma sessão do espetáculo “A Noviça Rebelde”, uma peça clássica que retrata a história de uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas e vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo. 

O espetáculo foi apresentado no Teatro Riachuelo, no centro do Rio de Janeiro. O prédio foi construído no século XIX, onde funcionou o Cassino Nacional Brasileiro e o Cine Palácio. A excursão marcou a primeira vez de muitos estudantes numa peça de teatro e foi uma oportunidade de conexão com a cultura carioca.

Em novembro, a peça escolhida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) foi o espetáculo “Pequeno Manual Antirracista”, no Teatro PRIO, na Gavéa. A atividade externa com os alunos teve o objetivo de provocar reflexões sobre o impacto social das ações individuais e coletivas, especialmente durante o mês da Consciência Negra.

Celebração da Herança Africana – julho/2024

Uma caminhada liderada por guias de turismo especializados deu início ao Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, no centro da cidade. O grupo se encontrou no Largo de São Francisco da Prainha, espaço histórico com arquitetura colonial preservada, e percorreu diferentes locais, como a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo, a Casa da Tia Ciata, o Mercado Escravagista, entre outros pontos da região que contam a história dos escravizados. 

A excursão também foi promovida pelo NAP, que buscou criar um momento de reflexão, valorização e respeito à diversidade para uma sociedade mais igualitária e antirracista.

Leia mais: Retrospectiva 2024: trajetórias inspiradoras motivaram graduandos
Veja também: Retrospectiva 2024: OBMEP chega a 99,9% dos municípios brasileiros