IMPA Tech completa um mês de aulas no Porto Maravalley

Autor(a):

02/05/2024

Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A primeira turma do IMPA Tech, o programa de graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), completou um mês de aulas no campus do Porto Maravalley, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na quinta (2). O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação possui uma grade curricular inovadora, com disciplinas teóricas e práticas e uma base interdisciplinar.

Para celebrar esse marco, separamos as notícias mais marcantes para você relembrar a trajetória do IMPA Tech até aqui.

Anúncio do Porto Maravalley

O projeto foi divulgado no final de 2022, quando o Porto Maravalley foi anunciado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em novembro. Além de sediar a primeira graduação do IMPA, o hub abrigará startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores. 

Na ocasião, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, abordou a importância do campus na região portuária da cidade. “Será um marco no desenvolvimento do Rio. É uma oportunidade para quem vem de escola pública, que enfrenta todo tipo de dificuldade e barreira e poderá vir estudar em uma das melhores faculdades de matemática do mundo. Temos que nos tocar disso: o IMPA é comparado com Harvard e a outras universidades sofisticadas e agora vem para o Porto de uma forma democrática para formação de estudantes em matemática que é a ciência do futuro”, afirmou.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Presidente Lula visita obras

Em agosto de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as obras no Rio e demonstrou empolgação com a novidade para a educação brasileira. Quinze medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) acompanharam a visita do presidente ao espaço. Na solenidade, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, assinaram o protocolo de intenções entre governo federal, prefeitura e o instituto.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Credenciamento do IMPA no MEC

Já em dezembro do mesmo ano, foi a vez de formalizar o credenciamento do IMPA como instituição de Ensino Superior no Ministério da Educação. O presidente Lula homologou o credenciamento, autorizando o início das atividades do IMPA Tech.

“O Brasil é o país que mais forma advogado no mundo. Nada contra, mas é preciso que se forme mais em matemática, engenharia, física, cursos primordiais para o desenvolvimento de uma nação para que a gente possa ser mais competitivo”, disse o presidente, na ocasião.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Prefeitura do Rio entrega chave do IMPA Tech

Em janeiro de 2024, o diretor-geral do IMPA recebeu simbolicamente da Prefeitura do Rio de Janeiro a chave do Porto Maravalley. No galpão de 10 mil m², na Zona Portuária do Rio, além do espaço para as atividades da graduação, foram construídas cerca de 30 salas e um espaço de coworking, laboratório, auditório, restaurante, café, e uma grande arena para eventos, que faz ligação com o IMPA Tech.

Durante a cerimônia, Viana falou sobre o processo seletivo do bacharelado. “Essa graduação terá o DNA do IMPA, que desde 2005 organiza a OBMEP, que movimenta cerca de 21 milhões de crianças e jovens em todo o país e que nos dá acesso aos jovens mais talentosos que o Brasil possui. Então, nossa proposta foi que o processo seletivo deveria privilegiar, de forma clara, aqueles com bom desempenho nas olimpíadas. É esse o perfil de estudantes que queremos, de todas as partes do país. Queremos os jovens mais talentosos e que tenham vontade de mudar o mundo por meio da matemática”, afirmou.

Além da OBMEP, o processo para a primeira turma também aceitou a nota de Matemática do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o desempenho em determinadas categorias de outras olimpíadas do conhecimento, como OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) e OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

Foto: Divulgação/IMPA

Inauguração do IMPA Tech

Em 2 de abril de 2024, o presidente Lula e o prefeito Eduardo Paes inauguraram o IMPA Tech. Ao lado do ministro da Educação e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente celebrou o início do ano letivo do bacharelado em Matemática da Tecnologia e da Inovação.

“Educação não é um privilégio para ricos. É um direito de todos. Não é gasto, é investimento. Nós queremos que nossos jovens estudem aqui, sejam mestres aqui e  doutores aqui. Hoje, nós estamos marcando um ‘gol de bicicleta’ no Rio de Janeiro. O mundo precisa de educação”, disse o presidente. 

No discurso, Viana destacou que “a graduação inserida neste espaço de inovação vai formar jovens em alto nível para a atuação prática na resolução dos problemas do Brasil. Para mudar o mundo por meio da matemática! Vamos oferecer a expertise do IMPA e de seus pesquisadores, e o apoio à subsistência e à moradia, para que realize seus estudos nas melhores condições. E vamos apoiar os egressos em sua inserção profissional, tanto no mercado de trabalho quanto na pós-graduação”.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia mais: Visita ao Parque Lage marca início de programação cultural do IMPA Tech
Veja também: Proposta inovadora do IMPA Tech é destaque no Jornal Hoje