4/2/2025

“Qual é o seu talento?” Através dessa pergunta, o Núcleo de Carreiras e Estágios (NCE) deu início a mais um encontro com os estudantes do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, realizado nesta segunda-feira (3). Apesar de parecer simples, o questionamento gerou reflexões profundas e abriu espaço para a autoanálise. A atividade foi organizada com o objetivo de identificar habilidades sociais e comportamentais estratégicas aos alunos.
Eduardo Suterlande, coordenador de carreira e estágio do IMPA Tech, apresentou exemplos de identificação de talentos na vida real e mostrou como podemos assumir diferentes papéis sociais em diferentes contextos acadêmicos ou profissionais. “Somos múltiplos. Todo ser humano, na parte psicológica, tem luz e sombras, suas fortalezas e fragilidades. No momento que vocês forem para o mercado de trabalho, é fundamental que conheçam suas habilidades para que possam alcançar seus objetivos”, disse.
O coordenador incentivou os estudantes a refletirem sobre as competências que já possuíam antes do ingresso no Ensino Superior, quais habilidades foram desenvolvidas neste primeiro ano no IMPA Tech e quais áreas ainda podem ser aprimoradas para os novos ciclos da graduação.
Inteligência emocional, pensamento crítico, resolução de problemas, adaptabilidade, colaboração e comunicação eficaz foram algumas das competências discutidas no encontro. Além disso, Eduardo destacou a importância de receber bem os novos alunos do bacharelado. “A partir do momento que vocês identificarem as competências que precisam aprimorar, podem desenvolvê-las com os novos alunos que estão chegando em março. É uma nova possibilidade de socializar e criar conexões”, afirmou.

Ao final da atividade, o NCE organizou uma dinâmica de identificação de competências entre os alunos. Divididos em grupos, os jovens listaram as competências que mais enxergam nos colegas. O objetivo da proposta foi reconhecer talentos ocultos e mostrar aos graduandos as habilidades que eles próprios acabam deixando de lado.
Para a aluna Suelen Veiga, a dinâmica foi importante para o autoconhecimento. “É muito interessante perceber que pessoas que convivem com você pontuam habilidades que, às vezes, você subestima em você mesmo. Isso ajuda a enriquecer nosso autoconhecimento e a sermos profissionais melhores.”
A partir de 2026, os graduandos poderão começar a fazer estágios. A ideia no NCE é criar trilhas de encontros para trabalhar o desenvolvimento e a identificação de competências entre os jovens, facilitando a atuação no mercado de trabalho.
Suelen deseja estagiar em uma empresa onde possa aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia de forma prática. “Penso em trabalhar com a física de forma interdisciplinar. Talvez com a biologia, com a educação ou com a saúde, mas usar a disciplina para resolver problemas reais.”
Leia mais: IMPA Tech divulga lista de aprovados para nova turma da graduação
Veja também: Rio Crypto Hub recebe alunos do IMPA Tech no Maravalley