Exposição sobre trajetória de Maryam Mirzakhani chega ao IMPA Tech

Autor(a):

5/2/2025

Para inspirar os alunos da graduação e homenagear a matemática iraniana Maryam Mirzakhani (1977-2017), o IMPA trouxe a exposição “Remember Maryam Mirzakhani” para o IMPA Tech. A pesquisadora foi a primeira mulher a receber a Medalha Fields, maior honraria da matemática, em 2014. 

Inaugurada nesta terça-feira (4), a mostra reúne 18 painéis com fotografias, declarações e outras imagens da vida privada e profissional da matemática. As peças estão expostas no corredor esquerdo do primeiro andar.

Esta é a quarta vez que a exposição percorre o Rio de Janeiro. Em 2018, a exposição ficou aberta ao público no Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)² e no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Entre 2023 e 2024, o acervo pôde ser visitado na sede do IMPA, no Jardim Botânico.

Para a estudante Taina Queiroz, a iniciativa de trazer a mostra para os corredores do Porto Maravalley é inspiradora. “Às vezes é um espaço um pouco monótono e essas instalações trazem vida ao ambiente. A história da Maryam é muito inspiradora e nos motiva a continuar. É interessante não apenas para nós alunos, mas também para os funcionários que passam por aqui.  Uma mulher que chegou no auge da matemática, mas também mostrou seu lado mãe”, disse.

Kátia Coutinho, coordenadora de atividades acadêmicas, não conhecia a trajetória de Maryam e gostou de saber um pouco mais. “Achei a ideia ótima. É uma história interessante, que estimula os alunos a se empenharem mais. O local da exposição também foi bem escolhido porque é um local de convívio dos alunos e dá vida às paredes do IMPA Tech.”

A exposição foi produzida pelo Comitê para Mulheres Matemáticas da União Matemática Internacional (International Mathematical Union – IMU). A curadoria é de Thais Jordão e o design, de Rafael Meireles Barroso.

Conheça Maryam Mirzakhani

Nascida em Teerã, capital do Irã, em 1977, Maryam se interessou por matemática ainda durante a escola. Aos 17 anos, foi a primeira iraniana a levar uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Maryam foi professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Em 2014, Maryam conquistou a medalha Fields por notáveis contribuições para a dinâmica e geometria das superfícies de Riemann e seus espaços modulares. A honraria é concedida a cada quatro anos para matemáticos com menos de 40 anos com feitos extraordinários na área. Maryam recebeu a premiação no mesmo ano  em que o brasileiro Artur Avila, pesquisador extraordinário do IMPA, também foi premiado. 

Até 2022, ela era a única mulher agraciada com a Fields desde a sua criação, em 1936. A ucraniana Maryna Viazovska foi a segunda a receber a honraria, considerada o “prêmio Nobel da Matemática”.

A matemática morreu jovem, aos 40 anos, de câncer de mama. Ela lutou contra a doença por quatro anos. Maryam deixou uma filha, Anahita, nascida em 2011.

Leia mais: Identificação de talentos sociais é tema de atividade no IMPA Tech
Veja também: IMPA Tech divulga lista de aprovados para nova turma da graduação