Estudantes do IMPA Tech ingressam na iniciação científica do PICME

Autor(a):

14/11/2024

Encontro de Algoritmos em Grafos

Estudantes do IMPA Tech que foram medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) ou da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) ingressaram no PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado). Ao todo, 25 alunos estão participando da iniciativa que oferece uma sólida formação matemática indo além dos temas abordados nas aulas do bacharelado. 

Emílio Brazil, Milton Jara e Ueverton Souza são os professores responsáveis pela coordenação das pesquisas de iniciação científica com os estudantes da graduação. Geometria computacional, passeios aleatórios e algoritmos em grafos são os temas trabalhados pelos discentes com os graduandos, respectivamente. Os participantes recebem bolsa de iniciação científica de R$ 700 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Os encontros estão sendo bem legais. Temos um material de base e definimos o tópico que vamos trabalhar a cada semana. O jeito que resolvemos os problemas matemáticos é bem divertido”, contou a aluna Tainá Queiroz, bolsista do PICME.

A iniciação científica tem a duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. O PICME é coordenado em nível nacional pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. 

Encontros do PICME no Porto Maravalley

Nesta terça-feira (12), o professor Ueverton Souza, coordenador das pesquisas do PICME de Teoria dos Grafos, convidou a doutoranda Maria da Cruz, aluna do Instituto de Computação da UFF, para uma palestra especial no IMPA Tech. 

Maria compartilhou informações e bastidores sobre sua pesquisa desenvolvida na área de Teoria e Algoritmos em Grafos que foi premiada. O trabalho “Problema da Quase-Bipartição em grafos com conjuntos dominantes pequenos” foi recentemente reconhecido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO). 

Leia mais: Inscrições abertas para processo seletivo 2025 do IMPA Tech
Veja também: Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o IMPA Tech