25/11/2024
Alunos do IMPA Tech assistiram neste sábado (23) o espetáculo “Pequeno Manual Antirracista – A Peça”, que está em cartaz no Teatro PRIO, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. No mês da Consciência Negra, a atividade cultural foi promovida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) com o objetivo de provocar reflexões sobre o impacto social das ações individuais e coletivas.
O monólogo, que traz à tona questões raciais e a luta contra o racismo, é estrelado por Luana Xavier e o roteiro é uma adaptação da obra homônima da filósofa brasileira Djamila Ribeiro.
Para a estudante Yasmin Monteiro, a ida ao teatro é uma possibilidade de aprendizado. “Principalmente por cursar exatas, é muito fácil nos fecharmos em uma bolha, ficarmos em uma rotina de estudos, nesse mundo tão exato dos números. As iniciativas do NAP são importantes para nos formar não apenas como matemáticos, mas como humanos. Na peça, temos a chance de entender preconceitos e desigualdades que precisam ser percebidos para podermos rever e tomar atitudes.”
O aluno Daniel Couto também aproveitou a peça para refletir. “Esse tipo de iniciativa mostra que o IMPA Tech nos prepara como profissionais que estão inseridos no mundo, na sociedade, e que sabe como aplicar o conhecimento acadêmico em diversos contextos. Na peça, pude ver outros pontos de vista e como podemos nos posicionar e fazer a diferença”, afirmou.
A coordenadora do NAP, Cristina Ramos, ressalta que a promoção de atividades culturais é um mecanismo de formação cidadã. “As atividades enriquecem o conhecimento e são um mecanismo potente que estimula e contribui na formação de cidadãos mais conscientes e reflexivos. Os estudantes adquirem mais entendimento para valorizar e respeitar as diferenças na sociedade e no ambiente acadêmico, onde vivenciam e convivem com a diversidade”, disse.
Além dos alunos do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, a atividade cultural contou com a participação de estudantes do IMPA, a fim de promover a integração em uma ação colaborativa entre os setores do instituto.
Essa é a segunda vez que os estudantes do IMPA Tech são convidados pela instituição para uma peça teatral. Em junho, os alunos assistiram ao espetáculo “A Noviça Rebelde”, no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio. Ao longo do ano também foram organizadas visitas ao PlanetáRio, ao Parque Lage e ao Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana.
Leia mais: Inscrições abertas para processo seletivo 2025 do IMPA Tech
Veja também: Estudantes do IMPA Tech ingressam na iniciação científica do PICME