‘Uma das melhores oportunidades do Brasil’, diz aluno do IMPA Tech

Autor(a):

10/12/2024

Francisco José no IMPA Tech

Francisco José, 19 anos, é um dos graduandos do IMPA Tech que vieram de longe para realizar o sonho de estudar na primeira turma do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. Natural de Fortaleza (CE), o aluno sempre gostou de Matemática, foi medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e, ainda na infância, estudava para a disciplina por conta própria. Conheça a história de Francisco no #AlémDasEquações.

O cearense se mudou para o Rio de Janeiro para se profissionalizar. Agora, após quase um ano de aulas, está certo de que fez uma boa escolha. “Tinha uma expectativa boa para a graduação e tudo que eu imaginei se realizou. Aqui, as aulas são excelentes. Toda estrutura do IMPA Tech é pensada em ajudar os alunos a aprenderem o conhecimento na prática. O Instituto faz o possível para que tenhamos uma boa experiência, usando nosso tempo da melhor forma possível, nos dedicando aos estudos”, disse.

Mas antes da graduação, o aluno já tinha contato com outras iniciativas do IMPA. A primeira vez que participou da OBMEP foi no primeiro ano do Ensino Médio, na EEEP Professor César Campelo, escola pública em Fortaleza. “Fiz a prova por acaso, não sabia o que a olimpíada significava, mas passei para a segunda fase. Neste primeiro ano, consegui uma medalha de bronze e fui participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.).”

Durante as aulas avançadas de matemática do programa, Francisco se empenhou para aprimorar os resultados na olimpíada científica. “Sempre gostei muito de matemática, mas não tinha contato com as olimpíadas do conhecimento durante o Ensino Fundamental. Estudava muito sozinho, porque era curioso e queria entender melhor como as coisas funcionam. Nos encontros do PIC e nos fóruns online, me dediquei e aprimorei minhas habilidades na disciplina”.

E o esforço valeu a pena. Em 2023, o estudante estava cursando o ensino técnico integrado em Eletrotécnica no IFCE (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará), no campus de Fortaleza, quando realizou a prova nível 3 da 18ª OBMEP. Ele foi um dos quatro medalhistas de ouro de escolas públicas de todo o estado do Ceará na premiação nacional.

Em junho deste ano, a medalha foi entregue ao aluno durante a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP, no Rio de Janeiro. Francisco foi um dos 650 alunos premiados com a honraria em uma cerimônia especial com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Francisco José (esq.) na Cerimônia Nacional da 18ª OBMEP 2023, em junho de 2024

Além da cerimônia, os agraciados ficaram hospedados em um hotel onde participaram de atividades culturais e desafios matemáticos. “Foram três dias de muito aprendizado. É um encontro muito importante para conhecermos pessoas que gostam da mesma área que nós, o que nos possibilita expandir a rede de contatos e conseguir novas oportunidades em matemática”, contou Francisco.

Agora, simultaneamente com a graduação, o estudante está participando da iniciação científica do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado) na área de grafos. Os encontros, conduzidos pelo professor Ueverton Souza, abordam o funcionamento dos algoritmos e sua usabilidade para a resolução de problemas.

Nova turma do IMPA Tech

O processo seletivo para a turma de 2025 do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação está com inscrições abertas até às 17h do dia 27 de dezembro. Os interessados devem se candidatar no site do IMPA Tech. Podem participar medalhistas de cinco olimpíadas do conhecimento (OBMEP, OBM, OBFEP, OBQ e OBI) e estudantes com bom desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As informações completas estão disponíveis no edital.

Francisco está empolgado para a chegada dos novos colegas e deixou um recado para os candidatos. “Estou animado para a chegada dos novos alunos. Não acho que exista uma instituição que ofereça uma oportunidade de ensino melhor que essa. Quem passar para o IMPA Tech deve vir para cá. É uma das melhores oportunidades que existem no Brasil”, concluiu.

Leia mais: Meninas Olímpicas encerram o ano no IMPA Tech
Veja também: ‘Escola tecnológica de última geração’: imprensa chinesa destaca IMPA Tech