30/4/2025

A união da Linguística com a Ciência da Computação foi o tema central do seminário acadêmico realizado nesta quarta-feira (30) no IMPA Tech. João Victor Miranda e Silva, doutorando em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), foi o palestrante convidado pelo professor Uéverton Souza, organizador do ciclo de encontros semanais com os estudantes da graduação.
Silva apresentou o projeto “Explorando anomalias linguísticas na esquizofrenia com um grande modelo de linguagem: uma abordagem integrativa entre Linguística Formal e métodos computacionais”, desenvolvido como parte de sua pesquisa de doutorado. O trabalho investiga padrões linguísticos associados à esquizofrenia, por meio de um experimento exploratório com o modelo de linguagem BERT.
Em seus projetos, o doutorando desenvolve análises linguísticas e aplica técnicas de machine learning para investigar produções textuais, em larga escala, de indivíduos com esquizofrenia. A pesquisa foi orientada e co-orientada pelos professores do IMPA Tech Cilene Rodrigues e Emilio Vital Brazil, respectivamente. O trabalho contribui para o entendimento da gramática em contextos atípicos e para o avanço de metodologias computacionais aplicadas à linguagem.
A Ciência da Computação entrou no estudo para colaborar com a organização e o tratamento das informações analisadas. “Através de dados que já estão disponíveis na internet, criamos um grande banco de dados e utilizamos algoritmos para quantificar a linguagem, acelerar os processos de identificação e investigação na esquizofrenia”, explicou o doutorando.
Além do doutorado na PUC-Rio, Silva é monitor dos estudantes nas disciplinas de Habilidades Linguísticas e Introdução à Ciência de Dados no IMPA Tech. “Já conheço muitos de vocês, então é muito legal poder apresentar meu trabalho, uma área interdisciplinar, que mistura humanas e exatas. Existe uma fronteira muito frutífera entre a linguística e a ciência da computação”, disse.
O doutorando introduziu a palestra explicando os impactos da esquizofrenia na linguagem humana. “As afetações são baseadas em processos combinatoriais da gramática. A esquizofrenia leva a produção de sentenças mais simples, ao menor uso de expressões nominais definidas, à agramaticalidade devido a operações sintáticas falhas e à referência anômala.”
Em seguida, descreveu aos graduandos como os dados foram processados computacionalmente no estudo. “BERT é um modelo de linguagem que utiliza técnicas de tokenização para entender padrões na linguagem. Você começa com um alfabeto preliminar, que é uma coleção de tokens. Depois, um algoritmo passa pelo conjunto de dados e analisa quais são os tokens mais frequentes. Ele faz isso até chegar num limite pré-definido”, explicou.

Para o estudante Joênio José Milagre, foi um encontro muito proveitoso. “Gostei bastante. É interessante ver um seminário de uma área que estou estudando e entender como as aplicações funcionam na prática, principalmente de um assunto atual, que é de interesse de todos.”
O aluno também destacou a importância da integração entre diferentes áreas do conhecimento. “A interdisciplinaridade se torna cada vez mais necessária, haja visto que os problemas do nosso tempo estão se tornando cada vez mais difíceis. Cada vez mais, soluções mais assertivas vão surgindo a partir da integração da Linguística com outras áreas do conhecimento, que geram estudos mais robustos.”
Ao final da apresentação, Silva destacou a conexão pessoal com os estudantes da graduação e reiterou a importância dos estudos adotarem uma perspectiva mais abrangente. “A interdisciplinaridade aproxima conhecimentos e permite um diálogo para todas as áreas envolvidas. Esses alunos são um futuro brilhante para a ciência no nosso país e mostram isso até na forma como recebem novos conhecimentos. Vemos que estão dispostos a conhecer novas oportunidades de pesquisa e que estabelecem bons diálogos durante as apresentações, como fizeram na minha”, concluiu.
Leia mais: Ilusionismo, diversão e matemática marcam sábado de estudantes
Veja também: Corrida de rua e peça de teatro animam feriado e fim de semana