19/12/2024

Em 2024, o primeiro programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) se tornou realidade. O projeto foi divulgado ainda em 2022, quando o hub de inovação Porto Maravalley foi anunciado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Neste ano, a ideia se materializou e mais de 80 estudantes das cinco regiões brasileiras se mudaram para a zona portuária da capital fluminense para o início do bacharelado em Matemática da Tecnologia e da Inovação.
“Gol de bicicleta”

Em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito Eduardo Paes participaram da cerimônia de inauguração do IMPA Tech. Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o presidente Lula defendeu o ensino superior brasileiro. “Educação não é um privilégio para ricos. É um direito de todos. Não é gasto, é investimento. Nós queremos que nossos jovens estudem aqui, sejam mestres aqui e doutores aqui. Hoje, nós estamos marcando um ‘gol de bicicleta’ no Rio de Janeiro. O mundo precisa de educação”, disse.
Primeira turma
Com sotaques diversos, os estudantes da primeira turma do IMPA Tech desembarcaram no Rio de Janeiro. Em período integral, as aulas acontecem no Porto Maravalley, em salas de aula modernas e tecnológicas, como laboratórios de informática e laboratórios de física, onde acontecem aulas práticas.
Com a proposta de se tornar um hub de tecnologia e inovação, o Porto Maravalley começou em 2024 a firmar parcerias com empresas para serem vizinhas do bacharelado no galpão de 10 mil m².
IMPA Tech nas redes sociais
O início das aulas da graduação marcou a estreia dos perfis próprios do IMPA Tech no Instagram e no X (Twitter). A ideia é ter uma comunicação próxima dos alunos, professores e dos futuros candidatos ao bacharelado.
Processo seletivo de 2025 está aberto
O IMPA Tech é 100% gratuito e recebe candidatos de todas as regiões do Brasil. Os estudantes aprovados recebem auxílio financeiro, alojamento estudantil, e transporte aéreo e terrestre para o início das atividades acadêmicas no Rio de Janeiro.
Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação possui um ciclo básico de um ano. Depois, os alunos escolhem uma entre as quatro ênfases: Matemática, Física, Ciência de Dados e Ciência da Computação.
O processo seletivo reserva 80% das vagas para medalhistas de cinco olimpíadas do conhecimento: OBMEP, OBM, OBFEP, OBQ e OBI. O restante das vagas é destinado aos estudantes com bom desempenho na prova de matemática do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
As inscrições para o novo ano letivo 2025 estão abertas no site do IMPA Tech até às 17h do dia 27 de dezembro.
Leia mais: ‘Uma das melhores oportunidades do Brasil’, diz aluno do IMPA Tech
Veja também: IMPA Tech abre processo seletivo para contratação de professores