30/08/2024
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) do IMPA Tech promoveu um bate-papo sobre “Habilidades Sociais, Saúde Mental e Bullying” com a psicóloga Mônica Silva. O encontro aconteceu após as aulas desta quinta-feira (29), no auditório do Porto Maravalley.
A proposta foi mostrar aos estudantes como a aquisição e prática das habilidades sociais é fundamental para a manutenção e melhora da saúde mental. Durante a conversa, foram abordados os efeitos psicológicos e danos causados por preconceito, bullying e pelas dificuldades enfrentadas em casos de mudanças significativas, como a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior.
Assim como a maioria dos estudantes do IMPA Tech, a psicóloga Mônica Silva também mudou de estado para cursar sua graduação, por isso, a habilidade de flexibilidade foi destaque no debate. “Como comunidade, não é fácil sair de casa. Por mais que a gente sonhe, a realidade é difícil e é necessário enfrentar os processos de um novo ciclo”, afirmou.
As etapas da trajetória de mudanças foram exploradas, e os alunos compartilharam as particularidades de suas jornadas. Como uma roda de conversa, a psicóloga perguntou o que fez cada um querer estar no IMPA Tech, o motivo da escolha e como eles chegaram até o Rio de Janeiro.
O aluno Pedro Henrique Barbosa, de Fortaleza (CE), compartilhou experiências do período de adaptação. “Aproveitei essa transição para mudar minhas habilidades sociais. Como todos aqui estão fazendo novos amigos, foi uma boa oportunidade para me soltar e conhecer novas pessoas”, disse.
“O bate-papo criou uma oportunidade para entendermos melhor os efeitos das dificuldades psicológicas que enfrentamos. Tomar consciência disso é importante para nos colocarmos no lugar dos outros colegas e tratar possíveis problemas, como a ansiedade”, acrescentou o estudante.
Cristina Ramos, coordenadora do NAP, enfatizou a importância do diálogo para aprimorar a convivência entre os alunos. “O NAP apoia esse espaço como forma de reflexão para um melhor entendimento nas questões de convivência, saúde mental e respeito”, afirmou.
O encontro possibilitou entender as habilidades de flexibilidade e adaptação, entendendo o tempo necessário para cada meta desejada, seja ela pessoal ou acadêmica. Antes de encerrar o bate-papo, Silva falou sobre a superação de obstáculos e como é fundamental ter uma rede de apoio.
“Foi uma honra poder compartilhar minhas experiências e trocar vivências com os alunos. É incrível ter a oportunidade de estar com jovens de lugares do país inteiro, num centro que é muito respeitado e que tem tanto potencial”, concluiu a psicóloga.
Leia mais: Programação da 3ª edição do FestMat une tecnologia e inovação
Veja também: ‘As olimpíadas de matemática me levaram até o IMPA’, diz Artur Avila