9/6/2025

Neste sábado (7), professores de diferentes escolas da rede municipal do Rio de Janeiro se reuniram no IMPA com um objetivo em comum: aprimorar as estratégias de ensino da matemática para alunos dos anos iniciais. Promovido pelo instituto, em parceria com a UniRio, o “Curso de Formação para Professores do Ensino Fundamental I” tem como objetivo contribuir para a capacitação dos docentes e melhorar o desempenho dos alunos na disciplina, sobretudo, na Olimpíada Mirim-OBMEP.
Aline Patrício, coordenadora do Ciep Samuel Wainer, na Tijuca, também destacou a importância da formação para sua prática pedagógica. Com experiência no Ensino Fundamental II, ela agora busca se adaptar às demandas dos estudantes dos anos iniciais. “É uma oportunidade de entender melhor como ensinar matemática para turmas com alunos mais novos”.
Professora do 5º ano da escola Capistrano de Abreu, no Jardim Botânico, Nancy Rosa disse que viu no curso a possibilidade de conhecer “novas estratégias de ensino para trabalhar a matemática com os alunos”.
Com atividades desenvolvidas no formato de oficina, o curso auxilia no desenvolvimento de questões da Olimpíada Mirim. “As questões da OBMEP, de modo geral, parecem muito distantes da nossa sala de aula, mas, na verdade, elas não são conteudistas. Elas estimulam a criatividade e o raciocínio lógico. É incrível ver as respostas que essa garotada dá e isso acontece porque os alunos mais novos não estão presos a conteúdos. Eles estão com as mentes muito abertas e produzindo ideias que, às vezes, a gente não consegue imaginar. Por isso, é muito importante ajudá-los a construírem este tipo de raciocínio”, disse Adriana Pimenta, professora da UniRio e coordenadora do projeto.
O curso de formação de professores aposta em metodologias criativas que possam ser adaptadas para diferentes contextos escolares, promovendo um ensino de matemática dinâmico, lúdico e divertido para as crianças. O programa terá mais três encontros presenciais no IMPA.
“Ano passado, minha filha foi para a Disney com a Olimpíada Carioca e quero que os meus alunos também tenham essa oportunidade. Estou aqui para buscar um olhar diferenciado sobre a matemática e aprender uma abordagem mais lúdica”, destacou uma professora da Escola Municipal Luiz Paulo Horta, na Rocinha.
O “Curso de Formação para Professores do Ensino Fundamental I” é uma das contrapartidas acordadas com a CCPar pela cessão do espaço do IMPA Tech – programa de graduação do instituto.
Primeira fase da Olimpíada Mirim-OBMEP será em 26 de agosto
Em sua 4ª edição, a Olimpíada Mirim-OBMEP já reuniu quase onze milhões de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O objetivo da competição científica é despertar o interesse pela matemática desde os primeiros anos escolares. Os exames são elaborados de acordo com a faixa etária dos participantes e são a porta de entrada para o universo das olimpíadas científicas. Neste ano, as provas da primeira e da segunda fases acontecem em 26 de agosto e 11 de novembro, respectivamente.
Realizada pelo IMPA, a Olimpíada Mirim-OBMEP tem apoio da B3 Social, e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).