Pesquisador do IMPA introduz graduandos à Teoria de Ramsey

Autor(a):

27/3/2025

O pesquisador do IMPA Marcelo Soares Campos foi o matemático convidado para o seminário acadêmico do IMPA Tech desta quarta-feira (26). Para uma sala de aula cheia de alunos interessados na experiência do pesquisador, que é mestre e doutor pelo instituto, Campos fez uma breve introdução à Teoria de Ramsey, uma subárea da Combinatória que estuda a existência de ordem em meio ao caos.

Em 2023, o matemático, que se dedica à combinatória desde a época da escola, alcançou o avanço mais significativo no Teorema de Ramsey em 88 anos. Durante o Programa de Verão do IMPA, Campos, Robert Morris (IMPA), Simon Griffiths (PUC-Rio) e Julian Sahasrabudhe (Cambridge) chegaram a um novo algoritmo capaz de melhorar o limite superior do Teorema. 

“Lá atrás, os pesquisadores encontraram o algoritmo que pode ser rodado em qualquer rede para encontrar ordem. O que fizemos, foi deixar esse algoritmo mais eficiente. Ele é um pouco melhor e consegue achar subgrupos com mais velocidade”, explicou Campos.

No seminário, o pesquisador do IMPA, além de apresentar uma introdução à área, mostrou alguns algoritmos nos quais é possível encontrar estrutura e alguns nos quais é difícil encontrá-la.

A atividade foi organizada pelo professor do IMPA Tech Ueverton Souza, que destacou o sucesso acadêmico do pesquisador ao apresentá-lo. “A escolha do Marcelo foi motivada principalmente pelo seu excelente trabalho e pela relação com a disciplina de Matemática Discreta, que envolve combinatória e grafos.” 

No ano passado, Marcelo Campos recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2024 na área de Matemática/Probabilidade e Estatística pelo trabalho desenvolvido ao longo do doutorado, defendido no IMPA em 2023. Com o título, “Random Matrices, Additive Combinatorics, and Convex Geometry” , a tese, orientada pelo pesquisador do IMPA Robert Morris, tem oito capítulos e cada um trata de um problema que abrange as subáreas destacadas no título.

A graduanda Yasmin Monteiro gostou da explicação de Campos e ficou inspirada pela trajetória do pesquisador. “Já tinha ouvido falar de grafos, mas nunca com tanta profundidade teórica e matemática. Parece uma área muito interessante. Conhecer os trabalhos desenvolvidos no IMPA é muito inspirador. Nos sentimos como se este fosse um sonho possível de alcançar”, disse.

Para o estudante Arthur Zaneti, os seminários são uma oportunidade para se aproximar do dia a dia de trabalho do IMPA. “Já tive um pouco de contato com a Teoria de Ramsey nas aulas da graduação, mas poder escutar a apresentação dos pesquisadores é muito interessante. Gostei bastante!”

O seminário desta quarta também marcou a primeira visita de Marcelo Campos ao Porto Maravalley, que ficou encantado com a estrutura da graduação. “Estou achando o IMPA Tech super legal. Os estudantes aqui tem a qualidade principal para alcançar o êxito na matemática, que é a motivação. É muito bom ter esse espaço que incentiva os jovens e possibilita a colaboração com pessoas de todo o país. É fundamental apreciar o processo e ter vontade de aprender, sem colocar uma pressão nos estudos”, disse.

Leia mais: Comunicação eficaz e assertiva é tema de palestra no IMPA Tech
Veja também: Documentário ‘Mulheres na Ciência’ inspira alunas do IMPA Tech