Pesquisador do CBPF leva aplicações da IA à física para o IMPA Tech

Autor(a):

17/4/2025

O professor do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) Clécio De Bom foi o convidado para o seminário acadêmico desta quarta-feira (16). Com o título “Da Pesquisa Fundamental à Indústria: IA Aplicada em Física e Geofísica”, a apresentação abordou o uso avançado de classificadores até Técnicas Generativas e Agentes de Inteligência Artificial para automatizar e melhorar processos científicos.

Através de uma perspectiva interdisciplinar, o seminário explorou as aplicações da IA na física mais fundamental. “Esses temas são importantes para estimularmos as novas gerações. Estou diante de estudantes que vão se tornar cientistas ou vão para o mercado de trabalho, mas é importante que todos tenham a visão larga o bastante para entender a importância de cada área para aplicações da tecnologia atual”, disse o professor.

Além disso, os estudantes observam casos científicos relevantes na Astrofísica Multimensageira, destacando aplicações como a utilização de sirenes escuras na determinação da constante de Hubble, valor que indica a velocidade de expansão do Universo.

Clécio também apresentou as áreas de pesquisa do CBPF e o trabalho de inovação e educação desenvolvido no instituto, como o LAB-IA/CBPF (Laboratório de Inteligência Artificial). O professor é o coordenador do laboratório, no qual desenvolve tecnologias de IA para analisar e interpretar dados de experimentos em física, astronomia e outras áreas da sociedade, promovendo inovações derivadas da atividade científica.

“O Laboratório faz múltiplos projetos, tanto ligados à indústria, como ligados à física mais fundamental. Ele surge da necessidade de trabalhar com um grande volume de dados, em particular na astronomia”, explicou Clécio.

Para o aluno Anderson Aquiles, foi um encontro valioso. “Fiquei animado porque quero seguir na parte de física fundamental, que é bem ligado com o que o professor falou. Gosto da teoria, mas gosto de ver como a prática funciona e hoje entrei em contato com coisas novas, como aplicações da astrofísica.”

A estudante Emilly Vitória, que recém-ingressou na graduação, também pretende fazer a ênfase em Física e gostou muito da atividade. “Já estudava astronomia e astrofísica antes, então foi o encontro que mais gostei! Alguns assuntos ainda não tive contato, mas pretendo me aprofundar depois.”

Emilly também destacou sua experiência no IMPA Tech neste primeiro mês de aulas. “É uma experiência muito boa, sei que não seria assim em outras instituições. A graduação tem uma base interdisciplinar, então, estou vendo programação, física e matemática ao mesmo tempo. Além disso, temos as aulas práticas, nas quais aplicamos os conteúdos.”

Ao final do seminário, Clécio De Bom convidou os alunos a se inscreverem na XV Escola do CBPF, que ocorre de 21 de julho a 1º de agosto. O evento oferece atividades para diferentes perfis, como cursos livres e formação para professores, incluindo atividades gratuitas e abertas ao público – mediante a retirada de ingressos. Inscrições e informações estão no site oficial.

A atividade no IMPA Tech faz parte do ciclo de seminários interdisciplinares organizados pelo professor Uéverton Souza. Semanalmente, pesquisadores do IMPA ou de outras instituições de pesquisa do Rio de Janeiro são convidados a fazer breves apresentações aos estudantes da graduação. Relembre como foi o encontro anterior.

Leia mais: ‘Era o ambiente que procurava para a graduação’, diz aluna do IMPA Tech
Veja também: Análise de dados esportivos é tema de seminário acadêmico