18/3/2025

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil e sócio-fundador da Gávea Investimentos, e Fernanda Scovino, coordenadora-geral de governança de dados do Ministério da Educação e co-fundadora da Base dos Dados, deram início na tarde desta segunda-feira (17) ao segundo ano letivo do IMPA Tech.
Para um auditório lotado de estudantes, Fraga e Scovino compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, abordaram temas relevantes sobre suas respectivas áreas de atuação e destacaram a relevância do IMPA para o país.
“O educacional no Brasil, o mundo da pesquisa no Brasil é algo que poucos têm a chance. Então vocês carregam também uma certa responsabilidade. Acho que isso aqui vale muito a pena, independente de onde vocês forem parar. Alguns de vocês vão seguir o caminho IMPA, outros podem ir trabalhar no terceiro setor, outros podem ir para o governo. Isso tem tudo a ver com o Brasil”, destacou o economista em referência ao IMPA Tech.

Mais cedo para os jornalistas, ele elogiou a história e os resultados do instituto ao longo dos anos. “O IMPA é padrão global A +. O Brasil precisa trazer para o nosso mundo educacional e profissional mais peso, mais densidade nessas áreas todas ligadas às ciências. O IMPA é top e de uma maneira maravilhosa ele está buscando talentos. Tem estudantes aqui [no IMPA Tech] de 22 estados diferentes. Com bolsa, moradia e até auxílio psicológico”, disse o economista aos repórteres presentes no evento.
Com os estudantes, Fraga analisou ainda o desenvolvimento da economia brasileira ao longo dos anos; falou sobre inflação e investimentos.

Já Fernanda Scovino dividiu com os alunos os desafios da carreira. A matemática falou sobre alguns trabalhos desenvolvidos, entre eles, uma ferramenta que permite a Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR) monitorar dados de GPS dos ônibus da cidade. Os painéis elaborados permitem aos técnicos da pasta saber se as empresas estão operando com a frota determinada para cada linha no dia a dia.
Scovino reforçou a importância de os alunos serem mais corajosos do que nunca neste momento. “Se vocês me perguntassem quando eu estava entrando na faculdade, eu nunca diria que daqui a seis, sete anos, estaria no lugar que estou hoje. Acho que a dica principal que posso dar para vocês é que experimentem muito. Errem! Se eu não tivesse testado muitas das coisas e tomado riscos com o meu sistema eu não estaria hoje falando de toda nossa trajetória para vocês. Então, errem muito, acreditem em vocês e usem as oportunidades que têm aqui.”

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, fez questão de destacar o peso da carreira dos palestrantes convidados para a aula magna. “Doutor Armínio Fraga é um amigo do IMPA de longuíssima data, sempre grande entusiasta do IMPA Tech. É uma das vozes mais respeitadas do nosso cenário. Já a Fernanda é uma espécie de vocês amanhã. Ela é formada em matemática pela Escola Matemática Aplicada da FGV, foi também para o mercado privado, fundou a Base dos Dados, e atualmente ela colabora dentro do governo nas políticas de gestão de dados.”
Aula Magna apresenta IMPA Tech aos estudantes
O IMPA Tech recebeu nesta segunda-feira (17) os novos alunos do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. Ao todo, 96 estudantes vão integrar a segunda turma da graduação. Após o primeiro dia de atividade, Maria Izabelli Souza, de 23 anos, avaliou como positiva a oportunidade de ingressar no curso superior oferecido pelo IMPA. “A recepção foi incrível, com palestras informativas que mostraram o que está por vir. Acho que minha vida vai mudar muito daqui pra frente e minha cabeça vai abrir muito”, disse a estudante que é moradora do Rio de Janeiro e ingressou na graduação através do Enem.
Já Ingrid Silva Carvalho, de 18 anos, é de Vitória da Conquista e ingressou no IMPA Tech através do processo seletivo desenvolvido para medalhistas de olimpíadas do conhecimento. Ela também demonstrou entusiasmo com o primeiro dia de aula. “Gostei muito da proposta do IMPA Tech e achei o pessoal muito receptivo. É um choque de realidade sair da minha cidade e chegar aqui. Agradeço ao IMPA por possibilitaram que jovens como eu tenham essa oportunidade de vir para o Rio de Janeiro estudar aquilo que gostam.”
Marcos Abílio Esmeraldo tem 20 anos e é de Fortaleza. Ele ingressou no IMPA Tech em 2024 pelo Enem e disse estar animado para mais um ano de estudos. “A recepção foi bem calorosa, principalmente com a entrada dos novos alunos. A expectativa para esse ano é superar os novos desafios desse novo período. Agora, depois das matérias que já cursamos, estamos com uma base ainda melhor para aprender ainda mais.”

Leia também: IMPA exibe documentário ‘Mulheres na Ciência’ em 20 de março
#AlémDasEquações: trajetória marcada pelo amor à matemática