7/02/2024
Em matéria publicada nesta terça-feira (6), o jornal O Globo destacou abordagens inovadoras na seleção de estudantes para cursos de graduação e na formação de currículos na área de ciências exatas. Como um exemplo de iniciativa progressista, a reportagem citou o IMPA Tech, primeiro curso de graduação do instituto, que propõe um bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. A reportagem ressalta o processo seletivo da faculdade que destinou 80% das vagas aos estudantes com melhor desempenho em cinco olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP.
“A maioria dos processos seletivos avalia conhecimento, e o próprio Enem é assim. Mas no Brasil o conhecimento tem um viés socioeconômico muito acentuado, e depende da escola que você frequentou ou da família em que você cresceu. A olimpíada (de matemática), pelo contrário, é uma avaliação de capacidade de raciocínio, que é muito mais democrática. É um milagre da natureza que esse talento seja uniformemente distribuído por todas as classes sociais”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, em entrevista ao jornal.
Leia mais: IMPA abre processo seletivo para vaga – Analista Administrativo 1
IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 22 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para a 19ª OBMEP 2024
A reportagem também destacou a localização do campus – “um ambiente diferenciado por ficar dentro do Porto Maravalley, um núcleo urbanístico criado na região portuária da cidade para abrigar startups e grandes empresas de tecnologia. A ideia é que academia e indústria ali, em vez de competir, contribuam um com o outro”.
Outro exemplo apresentado na matéria foi a Ilum Escola de Ciência, vinculada ao CNPEM, que oferece um bacharelado em ciência e tecnologia, em Campinas (SP).
A matéria completa está disponível neste link.
Leia mais: Folheações Holomorfas é tema de tese de Mateus Figueira
IMPA realiza Workshop em Computação Quântica