NAP incentiva bem-estar com tarde de atividades físicas no IMPA Tech

Autor(a):

4/4/2025


O projeto “Corpo e Mente em Movimento” reuniu nesta quinta-feira (3) estudantes do IMPA Tech para uma tarde de vivência esportiva e integração. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP).

Divididos em dois grandes grupos, os alunos realizaram exercícios com diferentes tamanhos de bola, zig-zag entre discos, corridas em conjunto, entre outras atividades. Os exercícios foram conduzidos pelo profissional de educação física Renato Nabuco, especialista em gestão de programas de comportamento e desenvolvimento humano e sócio da RN Consultoria, e pela coordenadora da empresa Marina Machado. 

“Nosso objetivo aqui é promover a integração do grupo, conseguir realizar  atividades lúdicas e fazer com que os alunos saiam da rotina, relaxem e liberem  hormônios: endorfina e serotonina. Isso é fundamental para que eles tenham um fim de dia melhor e mais agradável”, destacou Nabuco. 

Ao todo, 40 alunos participaram da atividade, que foi considerada um sucesso pelos estudantes. “Foi um momento desestressante, que aconteceu em uma semana  repleta de deveres e trabalhos. Então, fazer algo diferente é muito bom, dá uma relaxada na mente e ajuda a voltarmos para o eixo e continuarmos nossas atividades”, disse a aluna Nicole Freire, da turma 2025. 

Manuela Ronconi, que também ingressou no bacharelado neste ano, também avaliou de forma positiva a experiência. “Foi um respiro no meio da semana. Acabamos de entregar trabalho, estávamos aflitas com um monte de tarefas, daqui a pouco teremos prova, temos monitoria também. Então, foi um momento de desligar a mente e descansar, para depois voltarmos para o ritmo”, avaliou a estudante. 

Manuela Ronconi e Nicole Freire

Pedro Henrique Barbosa da turma de 2024 disse que a atividade serviu como um lembrete importante para evitar o sedentarismo. “Chego no final do dia cansado. Tirar um dia ou outro para fazer algum exercício, alguma atividade como essa, ajuda a relaxar. No dia seguinte, termino o dia menos cansado, e depois também. Funcionou também como um lembrete sobre os benefícios de nos exercitarmos”. 
Promovido pelo NAP, o projeto “Corpo e Mente em Movimento” tem como objetivo “desenvolver competências sociais, emocionais e cognitivas – muito importantes para o desenvolvimento humano”, explicou a coordenadora do Núcleo, Cristina Ramos. Essa foi a segunda atividade da iniciativa. Em fevereiro, foi realizado o workshop “Esporte: corpo e mente em movimento”. Na ocasião, além de aulas práticas, os alunos foram conscientizados sobre a importância da atividade física regular.

Leia também: Da Bahia ao IMPA Tech: o futuro promissor de Vitor Hugo de Souza
Seminário acadêmico aborda IA e aprendizado de máquina