Multimedalhista do Espírito Santo tem visita guiada ao IMPA Tech

Autor(a):

06/06/2024

Alice Barros Palaoro, 16 anos, de Guarapari (ES), foi premiada pela sorte e teve um “tour de luxo” pelo IMPA Tech no Porto Maravalley, ciceroneada pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, na semana passada. Alice é multimedalhista de olimpíadas do conhecimento, como OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e Canguru, e pretende cursar a graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech.

Em visita ao Rio, propôs aos pais visitar o IMPA Tech. Inicialmente “barrada” na portaria, porque o prédio ainda não está aberto a visitas, deparou-se com Marcelo Viana, que começou a conversar com a família e se ofereceu para apresentar as instalações. Alice vai em breve aos Estados Unidos, participar do Sigma Camp Next, acampamento de verão de matemática e ciências, em Connecticut. O programa oferece uma oportunidade única de se aprofundar em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) com professores do MIT, Yale, Stony Brook University, Princeton, Stanford, entre outras universidades. Ela veio ao Rio para pedir o visto de viagem ao Consulado dos EUA.

Empolgada e emocionada com a oportunidade de conhecer o IMPA Tech ao lado de Marcelo, ela mal podia se conter ao ver livros nacionais e internacionais da biblioteca. “Nossa, este aqui eu já estudei pela internet, é uma referência!” 

Como lembrança da visita, ainda pôde escolher um livro para levar para casa. “Tive a sorte de visitar o IMPA Tech, essa instituição maravilhosa onde gostaria de estudar futuramente. O professor Marcelo Viana me mostrou os laboratórios, a biblioteca. A estrutura aqui é maravilhosa, me surpreendi, com certeza é um sonho”, afirmou a capixaba. “Ela não está nem acreditando”, disse a mãe Jully Barros, engenheira e bancária, ao lado do marido, o militar Rodrigo Palaoro, e da filha mais nova, Cecília, 10 anos.

A multimedalhista cursa o 2º ano do Ensino Médio no campus Guarapari do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), e participa do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP) graças às duas medalhas de bronze da Olimpíada, em 2021 e 2022. As aulas do programa são no campus do IFES em Vitória (ES), onde participa de atividades extras e amplia o conhecimento científico.

Paralelamente à grade tradicional do Ensino Médio, Alice também participa remotamente das aulas do Novo Ensino Suplementar (NES), programa complementar com foco em matemática e ciência de dados, oferecido pelo professor Krerley, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Apesar do lance de sorte de Alice, o IMPA Tech ainda não está aberto a visitação. O local é de acesso restrito aos alunos, professores e funcionários.

Leia mais: ‘Nunca desista dos seus sonhos’, diz aluna do IMPA Tech
Veja também: Apresentações musicais alegram intervalos durante semana de provas