Meninas Olímpicas encerram o ano no IMPA Tech

Autor(a):

9/12/2024

Foto: Mariana Kelly Rezende/Divulgação MOI

O IMPA Tech recebeu na sexta-feira (6) o projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI) para a programação de encerramento de 2024. As doze escolas que fazem parte do programa participaram do evento, que reuniu 88 alunas da educação básica e 20 graduandas e recém graduadas em matemática no Porto Maravalley.

Com apoio do projeto Escola Firjan Sesi, parceira do MOI desde 2024, o encerramento teve como objetivo celebrar as iniciativas e conquistas em 2024 e traçar metas para 2025. “O encontro mostrou como o projeto avançou, como as meninas cresceram e amadureceram. Tivemos muitas conquistas e percebemos que esse é um caminho que podemos trilhar com essas jovens”, disse a  coordenadora do MOI, Letícia Rangel.

A coordenadora chamou a atenção para a importância da realização do evento no IMPA Tech, para aproximar as participantes do MOI do dia a dia de uma graduação da área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, e Matemática na sigla em inglês). 

Foto: Mariana Kelly Rezende/Divulgação MOI

A atração principal do evento foi uma roda de conversa das participantes do MOI com jovens que estão cursando a área de exatas. As alunas do IMPA Tech Gabriely Di Folco e Bianca Zavadisk; a vencedora do Prêmio Elisa Frota 2023 e graduanda de Engenharia Naval da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Juliana Oliveira; e a estudante da Escola Firjan-Sesi de jacarepaguá Flora Maria dos Santos contaram suas experiências, sonhos, desafios e motivações.

Foto: Mariana Kelly Rezende/Divulgação MOI

O encontro também contou com apresentações de cinco grupos das Escolas Firjan SESI que participam do “Math en Jeans”. O projeto francês, criado há 30 anos, oferece aos estudantes da educação básica a oportunidade de vivenciar uma experiência prática de pesquisa em matemática. 

Isabela Alcântara, analista de Educação Matemática de Conteúdo de Educação Básica na Firjan, destacou que “a participação do ‘Math en Jeans’ neste evento final do Meninas Olímpicas permitiu que os alunos experimentassem o impacto de compartilhar suas descobertas, com suas apresentações reforçadas pelas falas inspiradoras das convidadas.”

Foto: Mariana Kelly Rezende/Divulgação MOI

A programação teve ainda uma oficina de construção de pontes com palitos e a montagem de um mural coletivo sobre as experiências mais marcantes no MOI em 2024.