Investe Piauí visita o IMPA Tech nesta quinta-feira (24)

Autor(a):

24/4/2025

A Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) realizou uma visita às instalações do IMPA Tech nesta quinta-feira (24). A ida ao espaço faz parte de um projeto de parceria entre o IMPA e o governo estadual, que tem adotado ações de investimento na área de educação, tecnologia e inovação na região Nordeste.  

O encontro ocorre dois meses após Viana se reunir com o governador do Piauí Rafael Fonteles, que também é mestre em Economia Matemática pelo IMPA, e tem trabalhado para tirar do papel o “Parque Tecnológico de Teresina” – um espaço que abrigará empresas e startups de tecnologia. O objetivo é promover ainda mais o desenvolvimento econômico da região, que já abriga o Instituto de Tecnologia (PIT), mantido pela a Investe Piauí.

No IMPA Tech, Raquel Carvalho, chefe de projetos estratégicos e de infraestrutura da agência e Élida Damasceno, assessora de urbanismo, conheceram os laboratórios, salas de aula, espaços de reunião, biblioteca e núcleo de atendimento psicológico (NAP) da graduação. Elas foram recebidas pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, pelo gerente administrativo e financeiro do IMPA Tech, Francisco Silva, pelo coordenador de operações, Leonardo Mendonça, e pelo coordenador de apoio a TI, Marcos Amaral.  

“Viemos até o Rio de Janeiro para uma conversa com a equipe do IMPA Tech. O principal objetivo foi entender as necessidades relacionadas às instalações de tecnologia e à operação de alguns espaços e laboratórios. Estamos buscando também avaliar os equipamentos que precisam ser previstos em nosso projeto, e  pensando nas experiências que precisam ser ajustadas nesta realidade”, explicou Raquel Carvalho.

Inaugurado em 2024, o IMPA Tech oferece o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, uma graduação pioneira que prepara estudantes para ingressar de forma efetiva no mercado de trabalho. Sediado no Porto Maravalley, hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura do Rio, a graduação apresenta um currículo de excelência com forte conexão com o setor econômico. 

Com parceria encaminhada, Investe Piauí visita o IMPA Tech nesta quinta (24)
Equipe de investimento estratégico conheceu instalações no Maravalley 

Galpão de 10 mil m², amplo salão social, quatro laboratórios, salas de aula, espaços de reunião, biblioteca e núcleo de atendimento psicológico são alguns dos ambientes que fazem parte do IMPA Tech. A  beleza e autenticidade do espaço no Porto Maravalley — que foi cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro — não é novidade. Nesta quinta-feira (24), a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) teve a oportunidade de conhecer mais de perto a instalação da graduação, considerando muito além da estética. Essa é a primeira visita que o grupo faz ao instituto em razão do projeto de expansão do IMPA Tech para a região Nordeste.  

A iniciativa faz parte da implementação do “Parque Tecnológico de Teresina” pelo Governo do Estado do Piauí, que procura reunir startups no campo da tecnologia e inovação na região. Atualmente, a Investe Piauí já mantém o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).  O novo parque, bem como a possível parceria com o IMPA Tech, são propostas do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, que é também mestre em Economia Matemática pelo IMPA. 

“Viemos até o Rio de Janeiro para uma conversa com a equipe do IMPA Tech. O principal objetivo foi entender sobre as limitações e necessidades relacionadas às instalações de tecnologia e à operação de alguns espaços em laboratórios. Estamos buscando também avaliar os equipamentos que precisam ser previstos em nosso projeto, e  pensando nas experiências que precisam ser ajustadas nesta realidade”, explicou Raquel Carvalho, chefe de projetos estratégicos e de infraestrutura da Investe Piauí. 

A primeira reunião sobre o assunto aconteceu em fevereiro deste ano e reuniu Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, o governador Rafael Fonteles e o presidente da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí), João Xavier da Cruz. Na visita desta terça-feira, a Investe Piauí foi representada por Raquel Carvalho e Élida Damasceno, assessora de urbanismo. Elas foram recebidas por Francisco Silva, gerente administrativo e financeiro do IMPA Tech, Leonardo Mendonça, coordenador de operações, e Marcos Amaral, coordenador de apoio a TI. O momento contou com uma visita guiada pelo espaço do Porto Maravalley seguido de uma reunião para alinhamento interno. 

Leia mais: Seminário acadêmico aborda IA e aprendizado de máquina
Veja também: Espetáculo “Duetos” reúne estudantes no Teatro Riachuelo, no centro do Rio