Inscrições para o IMPA Tech encerram nesta sexta-feira (27)

Autor(a):

23/12/2024

O IMPA Tech, o programa de graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), encerra o prazo de inscrições para 2025 nesta sexta-feira (27) às 17h. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação é 100% gratuito e oferece até cem vagas para estudantes de todo o Brasil. Podem participar do processo seletivo medalhistas de cinco olimpíadas do conhecimento e estudantes com bom desempenho na prova de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições podem ser realizadas sem custos no site impatech.impa.br.  

Localizado no Porto Maravalley, polo de tecnologia promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na zona portuária da cidade, o IMPA Tech está ao lado de startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente de inovação e colaboração entre a academia e o mercado de trabalho.

Com um currículo interdisciplinar e inovador, a graduação tem quatro anos de duração e é presencial, em horário integral. No primeiro ano do bacharelado, os alunos se dedicam a um ciclo básico e, posteriormente, escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. Acesse aqui o edital. 

Com o objetivo de reunir os melhores alunos de diferentes estados, o IMPA Tech oferece alojamento estudantil, oferecido pela prefeitura do Rio de Janeiro, e apoio financeiro. Além disso, os aprovados na etapa final do processo seletivo terão a passagem aérea para o início do ano letivo no Rio de Janeiro custeada pelo instituto.

A primeira turma da graduação teve início em abril deste ano e reúne estudantes das cinco regiões do país. Francisco José, 19 anos, saiu de Fortaleza (CE) para estudar e se surpreendeu com a experiência. “Toda estrutura do IMPA Tech é pensada em ajudar os alunos a aprenderem o conhecimento na prática. O Instituto faz o possível para que tenhamos uma boa experiência, usando nosso tempo da melhor forma possível, nos dedicando aos estudos. Quem for aprovado deve vir para cá. É uma das melhores oportunidades de ensino que existem no Brasil”, afirmou.

Para a nova turma, 80% das vagas são destinadas aos medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) – nível 3 / premiação nacional; OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) – nível 3; OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas) – níveis B e/ou C Nacional; OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) – modalidades A e/ou B; e OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) – modalidade programação / níveis 1 e/ou 2, somente Ensino Médio. Os 20% restantes são destinados para estudantes oriundos do Enem. O candidato deverá optar por uma modalidade de inscrição.

Realizado em duas etapas, o processo seletivo contará ainda com atividades em grupo e entrevistas individuais (on-line). Conforme detalhado no edital, a graduação terá vagas destinadas à ampla concorrência e também reservará um quantitativo aos candidatos distribuídos em diferentes grupos de cotas.

Beatriz Carvalho, veio de Rio Branco (AC) para a graduação e destacou a importância da OBMEP na conquista da vaga. “A OBMEP foi uma experiência única que possibilitou não só a aprimorar meu desempenho nos estudos e na matemática, como também meu ingresso no IMPA Tech. Sou grata a essa oportunidade e tenho certeza que irei evoluir e ingressar no mercado de trabalho com uma excelente formação”, afirmou. O IMPA Tech visa capacitar estudantes a entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação, atuando em áreas como inteligência artificial, machine learning, segurança da informação etc.

Leia mais: IMPA Tech abre processo seletivo para contratação de professores
Veja também: OBMEP divulga lista de premiados na 19ª edição da Olimpíada de Matemática