24/2/2025

O IMPA abriu nesta sexta-feira (21) as inscrições para o 35º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). Realizado a cada dois anos desde 1957, o principal encontro científico da matemática brasileira vai acontecer entre 27 de julho e 1º de agosto, de forma presencial, no IMPA. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.
Todos os anos, o CBM reúne centenas de pesquisadores de renome do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação e pós-graduação. Em 2023, o evento registrou número recorde de participantes.
“O Colóquio Brasileiro de Matemática proporciona um ambiente estimulante para matemáticos de todas as experiências. O encontro não apenas oferece palestras de pesquisadores(as) de alto nível, mas também estimula a participação de jovens talentos, assegurando a diversidade e a representatividade de várias áreas da matemática. Com o 35º CBM, o IMPA reafirma seu compromisso com o fortalecimento e a difusão da matemática no Brasil”, destaca o diretor-adjunto do IMPA e coordenador do evento, Jorge Vitório Pereira.
Este ano, o encontro contará com cinco plenaristas de destaque internacional, cujas contribuições à matemática são amplamente reconhecidas. Juntos, eles acumulam mais de 50 premiações e distinções ao longo de suas trajetórias.
Entre os convidados está a pesquisadora Svetlana Jitomirskaya (Universidade da Califórnia, Irvine), conhecida por seu trabalho na solução do problema dos 10 martinis da física quântica, em colaboração com Artur Avila, pesquisador extraordinário do IMPA e da Universidade de Zurique. Svetlana se dedica à comprovação de conjecturas formuladas por físicos teóricos.
Outro destaque é José Seade, pesquisador da National University of Mexico (UNAM) e membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Com quase 100 artigos e livros publicados, Seade é referência mundial em sistemas dinâmicos holomórficos e no estudo de singularidades reais e complexas.
A matemática Gigliola Staffilani, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA, tem como foco de pesquisa as equações diferenciais parciais não lineares dispersivas, área de grande impacto na modelagem de fenômenos físicos.
Já no campo da ciência da computação, o IMPA traz Jelani Nelson, pesquisador da Universidade da Califórnia, Berkeley e presidente da Computer Science Division, que se destaca por suas pesquisas em algoritmos voltados para conjuntos de dados massivos. Seu trabalho inclui algoritmos de sketching e streaming, fundamentais para o processamento eficiente de grandes fluxos de dados.
Fechando a lista de plenaristas, Marco Gualtieri (Universidade de Toronto) abordará seus trabalhos em em geometria diferencial e física matemática, com ênfase na teoria da geometria generalizada, iniciada por Nigel Hitchin.
Outras atividades
Além das tradicionais plenárias, a 35ª edição do Colóquio vai oferecer ainda seis cursos avançados; cinco cursos introdutórios, palestras de divulgação, sessões de pôster e sessões temáticas. Ao todo, 10 pesquisadores do IMPA integram a programação.
A novidade deste ano fica por conta da mesa redonda “O valor da matemática fora da academia: discussão sobre a presença de matemáticos nas empresas e a interação academia-indústria”. A conversa tem como coordenadores José Alberto Cuminato (USP-SC e CeMEAI), María Soledad Aronna (FGV EMAp) e Marta Batoréo (UFES).
Leia mais: IMPA Tech divulga 2ª lista de reclassificação para turma 2025
Veja também: IMPA Tech abre seleção para monitor de inglês