9/4/2025

O Núcleo de Estágios e Carreiras (NCE) do IMPA Tech, em parceria com a Fundação Estudar, promoveu nesta quarta-feira (8) uma imersão sobre intercâmbio acadêmico para os alunos da graduação. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o programa Líderes Estudar 2025, que contou com a participação de Beatriz Alvarenga, Lucas Pahl e Vinícius Luiz da Silva, que integram a iniciativa.
A ideia do workshop foi transmitir conhecimento sobre carreira internacional e apresentar os primeiros passos de uma jornada de estudo fora do país. Neste primeiro momento, o foco da discussão foi o planejamento de um intercâmbio. Foram debatidos temas como a escolha de universidades, localização, planejamento financeiro, passaporte, teste de nivelamento de idiomas e carta de recomendação.
“Tentamos trazer esse assunto de forma mais antecipada possível, um debate que envolve maturidade para que os graduandos possam atingir o objetivo profissional deles”, explicou Thais Correa, gerente de Desenvolvimento de Competências do IMPA Tech.
Mestre pelo IMPA e professor na Universidade de Sheffield (Inglaterra), Lucas Pahl dividiu com os estudantes experiências pessoais fora do país. A jornada acadêmica do matemático foi marcada por um pós-doutorado em economia na Universidade de Rochester (EUA) e outro no Centro Hausdorff de Matemática (Alemanha).
“Foi um intercâmbio que mudou a minha vida, eu sou muito feliz fazendo pesquisa até hoje. Considerando todas as dificuldades da carreira acadêmica, é um grande privilégio ser dono do seu tempo e receber um salário que condiz com aquilo que considera importante. É fantástico”, disse Pahl.
Já Vinícius Luiz da Silva, cientista da computação, formado pela USP (Universidade de São Paulo), falou sobre sua experiência no intercâmbio da Suécia, que, segundo ele, envolveu oportunidades muito além das trocas acadêmicas.

“O intercâmbio acaba mudando a sua vida. Cheguei lá e fiz tudo que eu dava pra fazer. Acabei conhecendo pessoas de diversos países, percebi que tinha coisas em comum com pessoas de lugares que eu nunca tinha ouvido falar. Essa troca foi uma experiência bem única. Fui inseguro do quanto eu ia conseguir aprender inglês e voltei falando até espanhol”, relatou.
Os convidados falaram em um auditório cheio e participativo. Os estudantes do IMPA Tech aproveitaram a oportunidade e esclareceram dúvidas sobre o programa. Lucas Fraga, que ingressou na graduação neste ano, disse que seu sonho é fazer um intercâmbio na França ou no Canadá. O estudante já começou o estudo do francês com esse objetivo. “Tinha o interesse em fazer intercâmbio no mestrado ou doutorado. Mas, com esta reunião, achei isso tudo ainda mais interessante e estou motivado a tentar ainda na graduação, talvez um sanduíche. Como o Lucas comentou: ‘molhar o pé na água antes’.”
Luísa Michel, também aluna da turma de 2025, já foi intercambista por duas vezes e está ansiosa por mais uma temporada acadêmica no exterior. “Sempre tive muito interesse em oportunidades internacionais e intercâmbios. Já cheguei a fazer um curso de escrita acadêmica em Los Angeles (EUA) e também participei de um programa que oferecia bolsa de 100% para a China. Então, esse é um assunto que estou sempre muito antenada. É muito legal ter essa conversa aqui no IMPA Tech. Foi uma experiência muito enriquecedora”.

O Programa de Bolsas Líderes Estudar 2025, apresentado no IMPA Tech, é uma iniciativa da Fundação Estudar que oferece bolsas de estudo e apoio a jovens brasileiros. O objetivo é que os bolsistas se tornem líderes que transformem o Brasil.
“Não se assustem com o desafio de estudar fora, é incrível. No final, dá certo. Se quiserem se assustar, façam isso por cinco minutos, e depois ‘bora’. Um passinho de cada vez e muita colaboração”, concluiu Beatriz Alvarenga, que coordena o setor “Atração para Bolsas e Estudos no Exterior”.
De maneira complementar ao “intercâmbio”, o NEC está desenvolvendo a jornada financeira, que teve seu primeiro encontro na última segunda-feira (7). A ideia é que os estudantes se familiarizem com a gestão financeira, que é parte fundamental no planejamento do intercâmbio. A série vai contar com mais dois workshops, o próximo será voltado para investimento e economia de recursos. Já o último contemplará as práticas de investimento de forma mais profunda.

Leia também: Espetáculo “Duetos” reúne estudantes no Teatro Riachuelo, no centro do Rio
NAP incentiva bem-estar com tarde de atividades físicas no IMPA Tech