03/12/2024
O IMPA Tech foi destaque no programa ‘Americas Now’, da CGTN America, canal da China Global Television Network, a divisão internacional da imprensa estatal chinesa. A matéria foi ao ar durante uma programação especial sobre o encontro do G20, que aconteceu em novembro no Rio de Janeiro. Com foco na inovação do processo seletivo e na grade curricular interdisciplinar, o programa entrevistou alunos da graduação e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Em entrevista à apresentadora Elaine Reyes, Viana explicou como a graduação surgiu. “Tudo começou com uma conversa com o prefeito do Rio, que nos desafiou a criar um bacharelado que treinasse os jovens para ingressarem no mercado de trabalho da tecnologia e inovação. Nós aceitamos o desafio, e o IMPA Tech começou oficialmente em abril deste ano”, disse.
O diretor-geral do IMPA também explicou que a inovação já começa no processo seletivo, que reserva 80% das vagas para estudantes medalhistas de olimpíadas do conhecimento, algo não convencional no Ensino Superior brasileiro. Para a turma de 2025, são aceitas premiações em diferentes níveis da OBMEP, OBM, OBFEP, OBQ e OBI. O restante das vagas é destinado aos alunos com bom desempenho na prova de matemática do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
O processo seletivo para o ano que vem está com inscrições abertas até às 17h do dia 27 de dezembro. Os candidatos interessados devem se inscrever pelo site do IMPA Tech. O edital e as informações completas também estão disponíveis.
Felipe Giehl e Tainá Queiroz foram os estudantes entrevistados, representando o corpo discente da graduação, que reúne jovens das cinco regiões do país. Ambos vieram de escolas públicas e são medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Atualmente, também participam do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado), encontros com pesquisadores do IMPA que complementam a formação do bacharelado.
“Um grande diferencial do IMPA Tech é que estamos ligados ao IMPA. E lá estão os melhores. Temos aula com pesquisadores do IMPA e vamos ter contato com as empresas que estão aqui no Porto também. Esse networking é muito importante, e não teríamos isso numa faculdade normal”, afirmou Giehl.
O programa ainda destacou os investimentos do Governo Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro no IMPA Tech. A parceria com o IMPA busca fomentar a inovação e o ecossistema da tecnologia no Rio de Janeiro, evitando a fuga de cérebros para empresas estrangeiras.
Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de trabalho. A graduação tem um ciclo básico de um ano e depois os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Física, Ciência de Dados e Ciência da Computação.
Tainá, com seis medalhas na OBMEP, quer seguir na área de ciência da computação. “Nesse início, vemos um pouco de tudo. Tem um pouco de física, de ciência de dados e muita matemática. Apesar de o ciclo básico ser desafiador, por ter muitas matérias, é muito legal porque nos dá uma visão muito mais ampla de como as coisas funcionam”, afirmou.
Os estudantes aprovados no IMPA Tech recebem alojamento estudantil, auxílio-alimentação, auxílio financeiro e transporte aéreo e terrestre para o início do ano letivo. “Para a maioria dos alunos, o auxílio financeiro é crucial”, afirmou Tainá.
As empresas presentes no Porto Maravalley, também ganharam destaque na matéria. A Eletrobrás, maior empresa de geração de energia elétrica da América Latina, é uma das patrocinadoras do hub tecnológico, que enxerga a iniciativa como uma forma de enfrentar alguns dos maiores desafios do país, como as mudanças climáticas e a crescente demanda por energia.
“O Maravelley é um polo que conecta a ciência que é produzida aqui no Rio com as grandes universidades. Os alunos do IMPA Tech são muito bons, com certeza teremos alguma coisa acontecendo daqui pra frente”, disse Pedro Brito, assessor da Eletrobrás, sobre futuras parcerias da empresa com os estudantes.
Leia mais: IMPA Tech e PUC-Rio discutem parceria acadêmica
Veja também: IMPA Tech abre processo seletivo para contratação de professores