‘Era o ambiente que procurava para a graduação’, diz aluna do IMPA Tech

Autor(a):

15/4/2025

Lisandra Menezes no Porto Maravalley

Como é estudar no IMPA Tech? Para Lisandra Menezes, aluna recém-aprovada na graduação, é a realização de um sonho. A jovem de 18 anos saiu de Porto Alegre (RS) em busca do ambiente ideal para cursar o ensino superior. Foi no Porto Maravalley, na zona portuária do Rio de Janeiro, que Lisandra se encontrou academicamente. “As pessoas aqui não gostam de ficar paradas e querem sempre estar aprendendo alguma coisa. Isso é muito incrível. Era exatamente esse ambiente que eu procurava quando pensava em uma graduação”, disse em entrevista para o quadro #AlémDasEquações.

A estudante também foi aprovada em outras três instituições: na USP (Universidade de São Paulo), para cursar Ciência de Dados e Ciência da Computação, na FGV (Fundação Getúlio Vargas) para Ciência de Dados e na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para Ciência da Computação, mas escolheu o graduação do IMPA para dar prosseguimento aos estudos. “A grade curricular do IMPA Tech é forte em matemática e programação, que são duas coisas que gosto muito. Já tinha uma preferência pela graduação do IMPA quando resolvi que faria um bacharelado voltado para exatas.”

Lisandra possui 5 medalhas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas): 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes. Graças às suas conquistas na competição, a jovem conseguiu se preparar para o Colégio Militar de Porto Alegre, instituição na qual cursou todo o Ensino Médio. “Quando ganhei minha primeira medalha na OBMEP, percebi que a matemática poderia mudar a minha vida. Segui fazendo as provas do colégio e graças às medalhas na olimpíada, ganhei bolsa no cursinho para o colégio militar.”

Ainda no Ensino Médio a aluna gabaritou a prova de matemática no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no segundo e no terceiro ano, mas foi aprovada para o IMPA Tech através das medalhas do conhecimento. “Optei pelo ingresso através das medalhas porque foi difícil conquistá-las e cada uma possui seu valor.”

Medalhas conquistadas por Lisandra na OBMEP

O Portal da OBMEP também foi um aliado da estudante durante a trajetória acadêmica. “O site é muito completo, as aulas e as questões dissertativas são muito boas. Tem resolução em vídeo e joguinhos para todos os níveis. Consegui desenvolver minha escrita matemática e melhorar na área”, afirmou.

Lisandra também participou de programas destinados aos medalhistas da competição científica, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). “Participei por 4 anos do PIC e fiz um ano de Mentores. Achava muito legal. Agora, já na graduação, percebo que muitas das coisas que aprendi lá atrás estão me ajudando, como gráficos, simulações virtuais e linguagem de programação.”

Após um mês de aulas no Rio de Janeiro, a aluna está certa de que fez a escolha ideal. “O ambiente me atraiu muito. Percebi que aqui tem vários medalhistas, pessoas que estão interessadas em estudar e gostam muito de matemática. Estou achando a experiência muito legal. Percebi que também somos incentivados a conhecer outros lugares fora da sala de aula, como foi no passeio ao Teatro Riachuelo.”

Com o objetivo de reunir os melhores estudantes do Brasil, o IMPA Tech oferece passagem aérea e terrestre para início da graduação e alojamento estudantil, em uma parceria com a Prefeitura do Rio. Os estudantes também recebem auxílios financeiro e alimentação. “Os auxílios são muito importantes. Não teria condições de sair do Rio Grande do Sul para morar em outro estado. É um custo bem grande, mas aqui existe esse incentivo. Parecia que o IMPA Tech realmente queria que eu estivesse aqui”, destacou a jovem.

Já com saudades de casa, Lisandra relembrou a reação da família ao descobrir a aprovação da aluna no IMPA Tech e a escolha final de fazer o bacharelado no Porto Maravalley. “Meus pais ficaram muito felizes com a decisão porque perceberam que a graduação se encaixava comigo e também viram que o IMPA Tech oferece possibilidades incríveis”, contou.

Leia mais:  #AlémDasEquações: conheça as histórias dos nossos alunos
Veja também: Análise de dados esportivos é tema de seminário acadêmico