Diretor-geral do IMPA se reúne com governador do Piauí

Autor(a):

13/2/2025

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, se reuniu nesta quinta-feira (13) com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que é mestre pelo IMPA. A audiência teve o objetivo de estabelecer os primeiros passos para uma parceria que potencialize o desenvolvimento educacional do Estado, alinhando-se às recentes iniciativas do Piauí na área de tecnologia e inovação. 

O governo do Estado tem promovido reformas significativas na educação, começando pelo ensino médio e, mais recentemente, no ensino superior, com a criação do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). Mantida pela Investe Piauí, a instituição tem como foco a tecnologia de ponta, a inovação e o empreendedorismo. O PIT oferece cursos nas áreas de ciências exatas, engenharia, tecnologia e matemática, com ênfase no empreendedorismo. O diretor do IMPA assistiu a uma apresentação sobre o uso de Inteligência Artificial conectada à Educação.

“Fiquei muito impressionado com a apresentação que foi feita sobre a reforma profunda, quase uma revolução, que está sendo feita em todo o sistema educacional do Piauí e também na promoção da inovação e do desenvolvimento”, afirmou Viana.

Mestre em Economia Matemática pelo IMPA em 2007, Fonteles conhece de perto o renome internacional do instituto na pesquisa e na pós-graduação. O presidente da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí), João Xavier da Cruz, mestre  pelo IMPA, também esteve presente. 

O foco do encontro foram iniciativas na educação básica e no ensino superior, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), maior olimpíada científica do país, e o IMPA Tech, o programa de graduação inaugurado no ano passado, no Rio de Janeiro. O IMPA Tech oferece o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, uma graduação pioneira que prepara estudantes para ingressar de forma efetiva no mercado de trabalho. Sediado no Porto Maravalley, hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura, a graduação apresenta um currículo de excelência com forte conexão com o setor econômico.

“A matemática sempre foi extremamente importante em termos de ciência, em termos de tecnologia, em termos até de desenvolvimento econômico e social. Mas isso está mais visível nos nossos dias, em parte pela proeminência que a inteligência artificial está assumindo em todos os setores de atividade. A matemática está na base desse novo conhecimento e representa oportunidades”, afirmou Viana.  

O diretor-geral do IMPA conheceu ainda a estudante Micaele Magalhães, ex-aluna no Ceti Inês da Rocha-Piracuruca, aprovada para o IMPA Tech. Multimedalhista da OBMEP, é a segunda aluna da rede estadual do Piauí aprovada na instituição. Ela foi aprovada ainda para Engenharia Mecatrônica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Matemática na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Instituto Federal do Piauí e Fundação Getúlio Vargas. 

“Micaele vai ser aluna do IMPA Tech, essa referência no ensino de matemática. Tive a oportunidade de estudar no IMPA, no mestrado. Sei a qualidade dos profissionais. Estou aqui recebendo a visita do diretor-geral do IMPA, o professor Marcelo Viana, para discutirmos possíveis parcerias”, destacou o governador do Piauí.