Armínio Fraga na aula magna é destaque na imprensa

Autor(a):

19/3/2025

A participação de Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil e sócio-fundador da Gávea Investimentos, na Aula Magna 2025 do IMPA Tech chamou atenção da imprensa. Jornalistas dos jornais O Globo, Valor Econômico, Folha de S.Paulo e Estado de S. Paulo acompanharam o evento na segunda-feira (17). 

Além de Armínio Fraga, Fernanda Scovino, coordenadora-geral de governança de dados do Ministério da Educação e co-fundadora da Base dos Dados, também palestrou para os estudantes do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. Os convidados compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, abordaram temas relevantes sobre suas respectivas áreas de atuação e destacaram a relevância do IMPA para o país. 

Para uma plateia repleta de jovens ansiosos por uma carreira e pensando no futuro, Fraga disse que “quem é jovem deveria investir em ações de empresas listadas na Bolsa, mas é importante fugir de instrumentos financeiros muito complexos”, como destacou a reportagem do jornal O Globo. O economista avaliou positivamente o investimento em fundos variados na juventude e ponderou que a maior parte da população não consegue poupar. A discussão do assunto surgiu depois de uma pergunta vinda da plateia durante o evento no Porto Maravalley. 

Antes da Aula Magna, o ex-presidente do BC conversou com os jornalistas presentes sobre assuntos atuais da economia e os temas repercutiram em mais de 40 veículos pelo país. 

Em outra reportagem, O Globo destacou a posição de Fraga sobre a inflação e a substituição de alimentos, como propôs o presidente Lula, em fevereiro, durante uma entrevista à rádio Bahia, como forma de driblar gastos. “O presidente Lula apanhou quando falou, para as pessoas procurarem outros alimentos, mas ele tem razão. O preço dos alimentos varia. É assim que o mercado funciona”, afirmou.

O Valor Econômico também enfatizou o parecer de Fraga sobre a inflação que atinge os preços dos alimentos. O Povo também seguiu com o tema. “Segundo Fraga, é assim que o mercado funciona, e a inflação dos alimentos flutua de acordo com os preços internacionais, com a taxa de câmbio e fatores climáticos”, destacou  a matéria.

Já o Estadão mencionou a avaliação do economista sobre as ações do presidente Donald Trump. “Existe uma nova guerra fria entre Estados Unidos e China, a situação do Oriente Médio, que sempre foi difícil, agora está ultracomplicada, tem a invasão da Ucrânia. Era um quadro já ruim. E, de repente, aparece o Trump, que é um gerador de muita incerteza e adotou uma estratégia de isolamento americano sob o pretexto de que isso vai atrair investimentos. Isso tudo está com uma cara bem ruim”, ressaltou o jornal.

Leia também: ‘O IMPA é padrão global A+’, diz Armínio Fraga no IMPA Tech
IMPA exibe documentário ‘Mulheres na Ciência’ em 20 de março