24/06/2024
Os alunos do IMPA Tech assistiram neste domingo (23) a uma sessão do espetáculo “A Noviça Rebelde”, no Teatro Riachuelo, no centro do Rio de Janeiro. O prédio foi construído no século XIX, onde funcionou o Cassino Nacional Brasileiro e o Cine Palácio. Parte das atividades culturais da graduação, a excursão marcou a primeira vez de muitos estudantes numa peça de teatro e foi uma oportunidade de conexão com a cultura carioca.
Adriana Kaminsky Riffel, de Itapema (SC), ficou feliz com a oportunidade. “Nunca tinha ido ver uma peça num teatro antes, então foi muito especial pra mim. O espetáculo tem uma qualidade técnica e artística surreal”, afirmou.
A superprodução brasileira é dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho. A dupla é considerada a mais importante referência do teatro musical do país e conta com diferentes produções no currículo: remontagens de musicais clássicos e recentes; criações originais, revistas musicais, shows, entre outros.
O elenco da peça é formado por mais 40 atores e encantou os estudantes da graduação. O icônico casal Maria e Capitão Von Trapp é interpretado pelos atores Malu Rodrigues e Pierre Baitelli, já a jovem Larissa Manoela faz papel de Liesl, além de um grupo de 18 crianças selecionadas em audições.
A estudante Bianca Moreno, de Fortaleza (CE), também foi ao teatro pela primeira vez e achou a excursão sensacional. “Nunca tinha ido num teatro e já fiquei impressionada só com a fachada e o interior do lugar. A peça tem uma história muito divertida, ri bastante. Além disso, os atores fizeram papéis incríveis”, afirmou.
“A Noviça Rebelde” é um clássico. A peça retrata a história de uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas, vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa.
O espetáculo estreou na Broadway em 1959 e seis anos depois chegou aos cinemas estrelado por Julie Andrews e Christopher Plummer.
Foram oito prêmios Tony para a montagem original e cinco troféus no Oscar para o filme, além de incontáveis versões em todo o mundo. A temporada no Rio de Janeiro estreou em abril e se estendeu até o último domingo (23).
Para Herivelton Siqueira, aluno de Potirendaba (SP), a experiência foi única. “Foi realmente enriquecedor, culturalmente falando, poder acompanhar um clássico no teatro. O espetáculo mistura encenação com música, gostei bastante!”, disse.
Leia mais: Lucas Nissenbaum participa de painel no Energy Summit
Veja também: Palestra sobre saúde integral reúne alunos do IMPA Tech