Aluno do IMPA Tech participa de evento do Instituto Internacional de Física

Autor(a):

12/12/2024

Anderson Aquiles na UFRN

O graduando Anderson Aquiles representou o IMPA Tech na III Vivência Científica do Instituto Internacional de Física (IIF). O evento, realizado em Natal (RN), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reúne jovens com alto desempenho acadêmico de todo o Brasil com o objetivo de fomentar o interesse em carreiras científicas e abrir portas para novos pesquisadores no país, principalmente nas áreas da física contemporânea.

A programação ocorreu entre 2 e 6 de dezembro, com mentorias, exposições científicas e minicursos. Anderson apresentou a pesquisa “Buracos Negros de Schwarzschild: Uma Primeira Análise a Partir da Relatividade Geral”. O trabalho utilizou conceitos da relatividade geral e da geometria diferencial para tentar descrever os buraco negro de Schwarzschild, o tipo mais simples de buracos negros, ou seja, aqueles sem rotação e sem carga.

O trabalho se baseou nos estudos apresentados no livro “Spacetime and Geometry”, do físico estadunidense Sean Carroll. Anderson apresentou a relação entre a massa de um objeto e a distorção do espaço-tempo.

“Utilizei os conhecimentos que adquiri para apresentar o tema de buracos negros. A conclusão é que, se tivermos um corpo muito massivo com toda a sua massa concentrada em uma região infinitamente pequena, é possível modificar a passagem do tempo e a medição de comprimento. Por exemplo, um relógio de um metro pode ser visto como sendo menor por um observador que esteja distante do buraco negro. Enquanto o ponteiro de um segundo pode levar até anos para se mexer, dependendo da distância entre o relógio e o buraco negro visto pelo observador distante a eles”, explicou o aluno.

A coordenadora de atividades acadêmicas do IMPA Tech, Kátia Coutinho, parabenizou Anderson pela participação e apresentação no evento. “É uma conquista que traz orgulho ao nosso curso e estamos muito satisfeitos por vê-lo aproveitando essa oportunidade. Participar de eventos como esse é uma experiência valiosa que contribui imensamente para a formação acadêmica e crescimento pessoal.”

Além das apresentações de pesquisas, os participantes da Vivência Científica tiveram aulas com renomados professores e pesquisadores da área de física do país, como profissionais da USP, UERJ, UFPE, etc. 

Anderson Aquiles com os professores Thais Trevisan/USP (esq.) e Dmitry Melnikov/UFRN (dir.)

“Apresentar parte do que aprendi ao longo do ano foi uma chance única de compartilhar meu progresso e consolidar ainda mais os conhecimentos adquiridos. Também tive a oportunidade de interagir com colegas e esclarecer dúvidas relacionadas à graduação do IMPA Tech e ao processo seletivo”, disse Anderson.

Escola de Jovens Talentos do IIF

A seleção dos jovens participantes da III Vivência Científica foi realizada através de competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), o Torneio de Física para Meninas (TFM) e a Escola de Jovens Talentos do IIF, ou por meio de instituições parceiras.

Anderson Aquiles foi um dos finalistas da Escola de Jovens Talentos do IIF, evento on-line criado para identificar e desenvolver estudantes com aptidões para as ciências exatas. Os participantes são avaliados com exercícios e os cinco melhores são selecionados para o evento em Natal. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação são custeadas pelo IIF. 

Para Anderson, as aulas do IMPA Tech foram cruciais para seu bom desempenho. “Como já havia estudado física um pouco mais avançada, devido a ajuda que obtive com professores durante o ano, consegui resolver as listas com ideias e conteúdos mais avançados, o que facilitou bastante a solução. Agradeço ao IMPA e ao Governo Federal pela bolsa de estudos, auxílio que possibilitou meu trabalho”, disse.

Além disso, a Escola traz à tona temas contemporâneos da física, introduzindo os estudantes ao universo científico. Neste ano, o físico estadunidense William Phillips, vencedor do Nobel de Física de 1997, fez a abertura das atividades com a palestra “Reforma quântica do sistema de unidades internacionais (SI)”. Phillips é reconhecido por seu trabalho com resfriamento e aprisionamento de átomos com laser. 

Leia mais: ‘Uma das melhores oportunidades do Brasil’, diz aluno do IMPA Tech
Veja também: ‘Escola tecnológica de última geração’: imprensa chinesa destaca IMPA Tech