25/10/2024
“Até 2025 são esperados quase 705 mil novos casos de câncer por ano no Brasil e o de mama vai representar 75 mil novos casos por ano. É muita gente.”, destaca o oncologista, José Márcio de Figueiredo, diretor do Instituto do Câncer Brasil, no videocast “Câncer de Mama: rastreamento personalizado e prevenção”, transmitido nesta sexta-feira (25) no IMPA e no IMPA Tech.
A iniciativa marca a campanha Outubro Rosa – uma temporada de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero. No vídeo, o médico fala da importância do rastreamento individual da doença e explica o que são os fatores modificáveis e não modificáveis e como eles interferem no quadro.
“Entre os fatores modificáveis temos o sedentarismo, tabagismo e obesidade que contribuem para que a pessoa tenha mais chance de ter a doença. Nos fatores não modificáveis aparecem a idade e o tempo de exposição aos hormônios femininos. Por exemplo, se a mulher teve a primeira menstruação muito cedo, se demorou a ter filhos ou teve uma menopausa tardia, significa que o ciclo do estrogênio foi maior, e por isso ela tem mais chances de desenvolvimento da doença.
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. Nos Estados Unidos, estudos mostram que entre 2010 e 2020, a incidência da doença aumentou 0,5% ao ano. No entanto, a mortalidade diminuiu 1,3%, o que mostra a grande possibilidade de cura. “Precisamos olhar fatores clínicos, genéticos e ambientais e com isso fazer tratamentos e prevenção personalizada”, disse Figueiredo.
O câncer de mama é mais comum em mulheres a partir dos 50 anos e a partir da menopausa. Apesar de estar relacionado ao envelhecimento, estudos feitos no Brasil mostram que a incidência da doença atinge também mulheres abaixo dos 50 e dos 40 anos de forma mais intensa quando comparado aos dados de outros países.
Para mulheres sem alto risco de desenvolvimento de câncer de mama, a recomendação é a realização de mamografia a partir dos 40 anos associada ao exame de toque médico e autoexame. “É muito importante falar de prevenção e vencer o medo.”
Os funcionários do IMPA e do IMPA Tech que acompanharam a transmissão do videocast nesta sexta contaram ainda com um bate-papo com o médico oncologista, que esclareceu as principais dúvidas do público.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha mundialmente reconhecida, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento eficaz. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, mas quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a mais de 90%.
Leia mais: Segunda fase da 19ª OBMEP é destaque na imprensa
Veja também: Modelo das Nações Unidas discute questões globais no IMPA Tech