02/09/2024
Alunos do IMPA Tech ficaram entre os 10 melhores grupos do estado do Rio de Janeiro na primeira fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Realizado neste sábado (31), na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), o evento é destinado a alunos de cursos de graduação e pós-graduação na área de Computação e afins.
Desde 1996, a competição promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três estudantes, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos problemas fornecidos. Eles têm à sua disposição apenas um computador e material impresso para vencer a batalha contra o relógio e a prova proposta.
Os alunos Erique Enrique Gomes (PB), Paulo Vitor de Oliveira (MS) e Gustavo Sousa Cardoso (GO) representaram o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação e resolveram cinco problemas. Recém-concluintes do primeiro semestre, os estudantes tiveram um ótimo desempenho e ficaram entre os 10 melhores trios do estado do Rio de Janeiro, entre 40 equipes participantes.
“Nunca tinha participado de nada parecido. A experiência foi muito positiva, fiquei surpreso com o nosso desempenho. Percebi que estamos no caminho certo, porque conseguimos ir bem mesmo com pouco tempo de treinamento”, afirmou o estudante Gustavo Cardoso.
O aluno ainda acrescentou que a participação foi importante para alinhar o trabalho em equipe e funcionou como um teste inicial. “Ainda no aquecimento, já identificamos alguns problemas, principalmente na comunicação entre o grupo. A participação foi importante para nos preparar para os próximos desafios. Vamos estudar mais e podemos ir melhor ainda no ano que vem”, disse.
O grupo foi liderado pelo professor Ueverton Souza, doutor em Ciência da Computação. Para ele, a participação dos graduandos já demonstra uma grande maturidade e responsabilidade. “Só deles estarem participando dessa primeira fase, após o primeiro semestre, já é um grande marco. Não houve tempo para treinamento específico, mas o objetivo é ter esse ano como um primeiro contato e começar a treinar para as próximas edições desde já”, afirmou.
O desafio é uma seleção regional para a Maratona de Programação Final Nacional, de onde os alunos são selecionados para as Finais Latino-Americanas, a “Programadores de América”. Desta etapa, saem os times que representam a América Latina nas finais mundiais do ICPC (International Collegiate Programming Contest).
Leia mais: Com atividades para toda a família, FestMat começa nesta quinta (5)
Veja também: Psicóloga Mônica Silva faz bate-papo sobre habilidades sociais e bullying