03/05/2024
Os alunos da graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação se reuniram com o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, para debater os desafios enfrentados e as conquistas atingidas durante o primeiro mês de aulas. As reuniões aconteceram ao longo da semana, durante o intervalo do almoço. Além de Viana, Lucas Nissenbaum, cientista de projetos do IMPA, e Milton Jara, pesquisador do instituto, também participaram dos encontros ao longo da semana.
A motivação do “bate-papo com pizza”, como ficou apelidada a reunião informal, foi estreitar os laços entre a diretoria e os alunos, criando um canal de diálogo direto. Para Nissenbaum, a ideia de fazer o encontro com pizza foi justamente criar um ambiente confortável para os estudantes. “Na organização do curso, sempre pensamos naquilo que é importante para os alunos, mas nunca sabemos aquilo que eles têm em mente. A ideia dos encontros foi ser algo hiper informal, para que eles se sentissem à vontade para expor aquilo que está dando certo e o que poderia melhorar”, afirmou.
Ao todo, foram organizados 7 grupos, incluindo toda a turma da graduação. A divisão foi realizada para que todos pudessem ter seu momento de fala. Bianca Moreno, de Fortaleza (CE), achou o encontro importante para levar suas preocupações até os responsáveis e ficou mais tranquila após o bate-papo. “Achei a ideia muito boa. Essa troca de percepções foi fundamental para que me sentisse escutada pela direção. Estar aqui é um desafio grande, mas está valendo muito a pena todo o esforço. Me sinto desafiada e isso me motiva a continuar estudando e me dedicando cada vez mais”, afirmou a estudante.
Além do espaço do diálogo, as reuniões possibilitaram o compartilhamento de experiências entre os estudantes, que criaram novos laços de amizade. “Acho que esses encontros poderiam acontecer de uma forma periódica, porque achei muito importante essa troca de feedbacks com a direção e com os colegas fora da sala de aula. Vim para o IMPA Tech com a certeza de que estaria amparado pelo IMPA, uma das maiores instituições do Brasil, mas acreditando que seria um grande desafio”, afirmou Lucas Barbosa, estudante de Palmas (TO).
Leia mais: IMPA Tech completa um mês de aulas no Porto Maravalley
Veja também: Visita ao Parque Lage marca início de programação cultural do IMPA Tech