24/04/2024
A valorização da matemática para a economia brasileira foi tema de uma reportagem na TV Brasil, na segunda-feira (22). A reportagem mostrou como a área vem ganhando importância para os avanços na área de tecnologia e inovação, como a inteligência artificial e a inteligência de negócios. A matemática pode ser uma ferramenta para combater problemas sociais e complexos, como crises climáticas e humanitárias.
O Itaú Social, em parceria com o IMPA, realizou uma pesquisa inédita para avaliar o impacto que a matemática tem na economia brasileira. Os resultados do estudo revelaram que os rendimentos dos profissionais que atuam em áreas ligadas à matemática corresponderam a 4,6% do PIB do país, entre os anos de 2012 e 2023.
Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, falou sobre os impactos de outras pesquisas ao redor do mundo. “Há vários estudos que foram feitos em países como o Reino Unido, a França, a Holanda, que mostram que nesses países a matemática está atualmente produzindo entre 16 e 18% do Produto Interno Bruto (PIB) desses países. Quando eu falo de matemática, eu falo das aplicações em todas as áreas”, afirmou.
Em 2022, a UNESCO também destacou a importância dos matemáticos para a resolução de problemas do nosso tempo, como mostra a publicação ‘‘Matemática para Ação: Apoiando a Tomada de Decisões Baseadas na Ciência”. O estudo foi citado na matéria.
Cristiano Ferraz, diretor de tecnologia da Netcon Brasil, destacou o perfil mais procurado pelo mercado no país. “Um matemático que tenha uma boa formação, ou pós-graduação, ou estudo próprio, ou trabalhos publicados, sobre ciência da computação. Ele tem que entender de ciência da computação, se souber programação é melhor ainda, porque existe uma demanda muito grande por matemáticos que saibam programação”, afirmou.
Nesse cenário, o currículo inovador e interdisciplinar do IMPA Tech se destaca. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas para estudar Álgebra, Programação, Inglês, Habilidades Linguísticas, entre outras disciplinas. A graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de trabalho. O curso começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
A reportagem também mostrou que a empregabilidade para quem se forma em matemática é alta, assim como as chances de crescimento na carreira. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Brasil coloca no mercado cerca de 53 mil novos matemáticos anualmente. Entretanto, existem falhas no ensino básico do país. A última publicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2022, mostra que 73% tiraram notas consideradas abaixo do mínimo em matemática.
À TV Brasil, Marcelo Viana defendeu a importância da disciplina na formação básica dos estudantes brasileiros. “O acesso ao conhecimento matemático e o uso das ferramentas matemáticas, como as operações básicas, juros e lógica, são condições mínimas de cidadania tão importantes quanto a alfabetização”, concluiu.
Leia mais: ‘A OBMEP foi essencial para eu estar no IMPA Tech’, diz aluna da graduação
Veja também: Para BBC, Folha e Valor, a era dos matemáticos chegou