Graduandos recebem medalha de ouro em Cerimônia Nacional da OBMEP

Autor(a):

1/7/2025

É ouro! Quinze graduandos do IMPA Tech foram premiados com a medalha de ouro da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), nesta segunda-feira (30), na 19ª Cerimônia Nacional de Premiação. A solenidade premiou os 683 estudantes de todo o Brasil mais bem colocados na competição. Realizada pelo IMPA, a Olimpíada reúne anualmente mais de 18,5 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em 99,9% dos municípios brasileiros.

Para Ingrid Carvalho, receber a honraria simboliza o fim de um ciclo nas competições científicas. A aluna possui 4 medalhas na olimpíada: 3 ouros e 1 prata. “A OBMEP foi um divisor de águas na minha vida. A cada ano, me senti motivada a continuar estudando para superar meus limites. Receber essa medalha traz uma sensação de que consegui alcançar o que queria e percebo a diferença que a olimpíada fez em minha trajetória.”

Mais do que uma medalha, a conquista na olimpíada também é porta de entrada para a graduação do IMPA. A seleção para o bacharelado reserva 80% das vagas para estudantes com bom desempenho em cinco olimpíadas científicas, como a OBMEP. Os outros 20% são destinados ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ingrid saiu de Vitória da Conquista (BA) e se mudou para o Rio de Janeiro (RJ) para estudar o que sempre sonhou, graças ao bom desempenho na OBMEP. “No IMPA Tech, tenho acesso à professores de excelência em um ambiente bem equipado. Além das bolsas que recebemos, tudo aqui possibilita que os estudantes se dediquem aos estudos.”

O aluno Pedro Paulo Gomes, de Assaré (CE), afirma que a olimpíada foi uma grande fomentadora dos seus estudos. “Com a OBMEP, me vi verdadeiramente desafiado pela matemática. A possibilidade de fazer parte dessa história, aqui no IMPA Tech, é apenas uma amostra das possibilidades que a olimpíada abre para as pessoas que se sentem encorajadas a questionar e descobrir o mundo com as próprias mãos.”

Participante da competição desde o 6º ano, Pedro conquistou as medalhas nos últimos anos de participação, mas isso não foi motivo para desanimar o estudante. “A OBMEP leva esse incentivo para todo o Brasil, uma chance de ter contato com a disciplina e criar esse apreço pela área. Foi ela que me permitiu estudar melhor e focar na matemática”, disse. O aluno possui 2 medalhas na OBMEP: 1 ouro e 1 prata.

Neste ano, a 1ª fase da 20ª OBMEP 2025 aconteceu em 3 de junho. A lista de estudantes classificados para a 2ª fase será divulgada em 1º de agosto. As novas provas acontecem em 25 de outubro. Confira o calendário completo.

Leia mais: MEC lança ‘Toda Matemática’ na premiação da OBMEP, no Rio
Veja também: OBMEP entrega medalhas de ouro para 683 alunos de todo o país