CBN Rio destaca um ano da graduação do IMPA no Rio de Janeiro

Autor(a):

13/5/2025

Na reportagem “Um ano após inauguração no Rio, IMPA Tech pode ser expandido para outros estados”, que foi ao ar na última terça-feira (6) na Rádio CBN, a repórter Mariene Lino fez um balanço dos mais de 12 meses de funcionamento do  bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA. 

“Em pouco mais de um ano, o programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA Tech, já recebeu mais de 150 estudantes das cinco regiões brasileiras. Segundo a instituição, os alunos vêm de 24 estados, a maioria do Sudeste e do Nordeste”, diz um trecho da reportagem. 

Em entrevista à Rádio, o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, comentou sobre a possibilidade de expansão da graduação para outros estados. “Temos uma visão muito ambiciosa do papel que o IMPA Tech pode desempenhar no cenário da educação superior no Brasil. Ele propõe uma forma nova e ousada de pensar a formação do profissional na grande área de matemática, em função da demanda real do mercado de trabalho em pleno século XXI. Acredito que essa proposta irá influenciar outras instituições e, quem sabe, nós possamos replicar o que está sendo construído neste momento no Rio de Janeiro em outras regiões do país.”

O processo seletivo, os benefícios concedidos aos estudantes e a rotina de estudos também foram outros pontos abordados na matéria.  “A graduação começa com um ciclo básico de um ano e meio. Depois, os estudantes escolhem a ênfase: Matemática; Ciência da Computação; Ciência de Dados; ou Física. Pela manhã, eles têm aulas teóricas, e, à tarde, práticas. A instituição ainda provê alojamento estudantil”, destaca a reportagem. 

Nara Bobko, gerente acadêmica do IMPA Tech, ressaltou em entrevista, a importância dos auxílios estudantis para garantir uma maior diversidade entre os discentes. “A gente tem pessoas vindo de cidades muito interioranas, muito distantes, o que justifica todo o sistema que o IMPA provê, de alojamento e  auxílio-alimentação. Tudo isso ajuda para que eles tenham condições de vir para cá, porque não é só a questão de ter uma bolsa aqui, eles precisam conseguir estar aqui”, disse.

A reportagem também ouviu estudantes da graduação que falaram sobre suas experiências . Bianca Moreno, que ingressou em 2024 no IMPA Tech, relembrou o momento da aprovação. “Quando descobri que eu passei, foi incrível. Fiquei muito ansiosa de mudar de cidade, tão longe assim. Mesmo sem ver a família com tanta frequência, só nas férias, valeu muito a pena”, contou a estudante, que saiu de Fortaleza (CE) para cursar a graduação no Rio.

Já a estudante Lisandra Menezes, de Porto Alegre (RS), chegou a ser aprovada para outras quatro universidades do país, mas optou pelo IMPA Tech. No Rio, se encantou pelas aulas práticas da graduação. “Acho muito legal quando o professor passa conteúdo e dá autonomia para os estudantes.”

O carioca Vinícius Prestes preferiu falar sobre a localização da graduação no Porto Maravalley – um hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura do Rio. Ao lado de empresas de tecnologia e startups, os alunos são incentivados a pensar em novas soluções para os problemas da sociedade. “Somos apresentados a diversos assuntos, tanto para a área acadêmica quanto para a área aplicada; aqui é, afinal, um hub com diversas empresas. E o network ideal para quem quer trabalhar com tecnologia.”

Confira a reportagem completa no site da Rádio CBN

Leia mais: Morre matemático Jacob Palis, gigante da Ciência brasileira
Veja também: Seminário acadêmico destaca importância da interdisciplinaridade