20/2/2025

Para inspirar e motivar os estudantes, o IMPA Tech inicia o semestre com a Aula Magna. Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil e sócio-fundador da Gávea Investimentos, e Fernanda Scovino, coordenadora-geral de governança de dados do Ministério da Educação e co-fundadora da Base dos Dados, são os convidados. O encontro será no primeiro dia de aula, 17 de março, às 13h30, no auditório do Porto Maravalley.
A Aula Magna será a primeira atividade dos 100 jovens de todo o Brasil aprovados no processo seletivo 2025. Os estudantes da turma 2024, que darão início ao novo ciclo das ênfases a partir de março, também vão participar das palestras.
“A visão do IMPA Tech está focada no papel da matemática no mundo que nos cerca e na resolução de seus problemas. As trajetórias pessoais e profissionais dos palestrantes da Aula Magna 2025, Armínio Fraga e Fernanda Scovino, concretizam belamente essa visão”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, que fará a abertura do evento para apresentar os convidados e recepcionar os alunos.
“Desafios e oportunidades para o Brasil” é o tema da palestra de Armínio Fraga, que vai dividir suas experiências no Banco Central e na Gávea Investimentos com os adolescentes. Fraga é um dos economistas mais influentes do país e possui publicações nas áreas de finanças internacionais, macroeconomia e de política monetária. Foi presidente do BC de 1999 até 2003, quando fundou a Gávea Investimentos. Atualmente, a empresa atua como gestora de recursos independente com foco em mercados emergentes.
Fernanda Scovino irá abordar a influência dos dados em sua trajetória na palestra “Da universidade ao governo: minha jornada com dados e propósito”. Ao longo da carreira, Fernanda foi analista de dados no Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora de dados e inovação na Prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2019, foi uma das fundadoras da Base dos Dados, um projeto que busca facilitar o acesso aos dados públicos de qualidade de forma acessível, conectada e catalogada. A Base dos Dados funciona como um único mecanismo de busca com as principais informações de centenas de conjuntos de dados abertos e um data lake público com bases tratadas e atualizadas, prontas para análise.
Leia mais: IMPA e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas discutem parceria acadêmica
Veja também: Diretor-geral do IMPA se reúne com governador do Piauí