Alunos do IMPA Tech participam da Escola de Verão

Autor(a):

7/1/2025

Estudantes do IMPA Tech também estão vivenciando a experiência do “Verão do IMPA”. O tradicional programa, que reúne, desde 1968, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de pesquisadores, oferece cursos, minicursos e seminários na sede do IMPA, no Jardim Botânico. 

Os graduandos do IMPA Tech podem participar das atividades como ouvintes de forma voluntária às terças e quintas-feiras, sem comprometer as atividades no bacharelado, que ocorrem no Porto Maravalley. 

Em sua segunda visita ao IMPA, Pedro Henrique Porto enxerga o Programa de Verão como um incentivo para o crescimento acadêmico e para as trocas de experiências. “Eu sinto que é muito bom estar aqui com várias outras pessoas que também querem aprender e são muito inteligentes. Essa experiência contribui muito para o desejo de aprender e se desenvolver. Espero conhecer muitas coisas”. 

Os estudantes do IMPA Tech que são bolsistas do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado) terão participação obrigatória na “Escola de Verão”, com a necessidade de envio de um relatório técnico das atividades desenvolvidas ao final do programa. 

Yasmin Monteiro é uma das participantes do PICME. A jovem já conhecia a fama do programa e conta que ainda está indecisa sobre qual curso seguir, Cadeia de Markov ou Grupo Fundamental e Espaços de Recobrimento. “Estou muito animada, é incrível estar aqui. Estar nessa sede linda já é uma inspiração e tanto para mim. É um sonho, estou bem animada”. 

As atividades no curso também poderão contar para os trabalhos de iniciação científica dos estudantes do IMPA Tech. O grupo que realiza o PICME poderá integrar os assuntos estudados às pesquisas de iniciação científica, já os demais alunos podem solicitar a equivalência entre a participação no Programa de Verão e o trabalho acadêmico.  

Diferente de boa parte dos colegas, Lucas Barbosa chegou para o Verão do IMPA com o curso que vai realizar já decidido, Grupo Fundamental e Espaço de Recobrimento. Interessado pela área, o jovem está entusiasmado para avançar nesse estudo e ter acesso a uma abordagem mais profunda da matemática.  “Eu espero do IMPA estudar realmente coisas que não estão perto de aparecer na graduação. Eu vim até aqui para ter esse tipo de experiência e é sempre bom conhecer gente nova.”

Além das aulas oferecidas pela “Escola de Verão”, os estudantes do IMPA Tech estão tendo a oportunidade de participar de um curso de Inglês Introdutório que acontece todas às terças e quintas-feiras no instituto. A disciplina é oferecida como atividade de extensão, sem avaliações, e reúne treze graduandos. As aulas começaram nesta terça-feira (7)  com a apresentação dos estudantes, dos objetivos e temas que serão discutidos ao longo do curso. 

O pernambucano Gabriel de Sousa está participando das aulas do Verão e de inglês. “Eu tenho uma expectativa muito grande do Verão no IMPA por ser uma instituição muito renomada no Brasil. Eu entrei no IMPA Tech já visando o IMPA, vou tentar ao máximo continuar estudando nesta instituição. É um sonho, eu nunca imaginei sair de Pernambuco, fazer graduação em matemática no Rio de Janeiro e estar aqui hoje”, contou. 

Leia mais: Encontro sobre ênfases abre ano letivo do IMPA Tech
Veja também: Retrospectiva 2024: seminários ampliam repertório acadêmico